Começa nesta sexta-feira, 15, o prazo de entrega do Imposto de Renda 2024. São 78 dias para a entrega. Os contribuintes terão até o dia 31 de maio para acertas as contas com o Leão. O programa de declaração do Imposto de Renda já está liberado para “download”, no site da Receita. A expectativa do órgão este ano é receber 43 milhões de declarações dentro do prazo.

Está obrigado a declarar o imposto de renda quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90 em 2023. O valor é um pouco maior do que o da declaração do ano passado, que era de R$ 28.559,70, por causa da ampliação da faixa de isenção desde maio do ano passado. Algumas outras circunstâncias também obrigam a entrega do documento e elas estão detalhadas no site da Receita Federal.

As restituições serão pagas em cinco lotes mensais. O primeiro será liberado em 31 de maio. Quem envia a declaração mais cedo recebe a restituição primeiro. Tem prioridade no recebimento, nesta ordem, idosos acima de 80 anos; idosos entre 60 e 79 anos; contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério, ou seja, professores.

E  assim como no ano passado, declaração pré-preenchida e recebimento via PIX também vão garantir prioridade ao contribuinte.