Nos dias 25, 26 e 27 de abril o município de Rio Grande sediará o 31º Entrevero Cultural de Peões. Organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, 6° Região Tradicionalista, Prefeitura Municipal do Rio Grande e Centro Cultural Nativista Sentinela do Rio Grande, o evento irá mobilizar toda a comunidade tradicionalista do estado. Bento Gonçalves estará sendo representado pelo Piá Farroupilha, Eduardo Sadi Berlatto Guarnieri, do CTG Herdeiros da Bombacha, que disputará o título estadual. Na categoria Guri Farroupilha, o município de Cotiporã estará sendo representado pelo jovem Raphael Luciano Scarton, do CTG Pousada dos Carreteiro. Na categoria Peão Farroupilha, a 11ª Região Tradicionalista será representada por Tiago Luigi Guadagnin Radin, do CTG Pousada do Imigrante, de Nova Bassano.

Criado em 1988, o Entrevero de Peões é realizado anualmente na cidade do vencedor da categoria Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul. No decorrer desses 30 anos de história, pela primeira vez o município do Rio Grande se prepara para sediar esse importante evento gaúcho,  oportunidade conquistada a partir do título de Peão Farroupilha do RS (gestão 2018/2019) do rio-grandino Mateus Dias Louzada, de 19 anos.

Os preparativos para o 31° Entrevero Cultural de Peões, Guris e Piás do Rio Grande do Sul

Além de reunir tradicionalistas de todas as regiões para eleger jovens nas categorias Piá, Guri e Peão, o Entrevero Cultural busca promover diversas atividades para a apreciação do público de forma gratuita. Neste contexto, a comunidade está convidada para prestigiar o evento, que ocorrerá entre os dias 25 e 27 de abril.

O Entrevero Cultural recebe em média 1.500 visitantes em cada edição. Para recepcionar esse grande público o Movimento Tradicionalista Gaúcho, a 6° Região Tradicionalista, a Prefeitura Municipal do Rio Grande e o Centro Cultural Nativista Sentinela do Rio Grande estão juntos na organização das atividades desde o ano passado.