Visando minimizar o impacto dos danos causos pela pandemia do coronavírus, o Comitê de Atenção ao Coronavírus, formado pela Prefeitura de Bento Gonçalves, Vigilância Epidemiológica, Unimed, Hospital Tacchini, Associação Médica de Bento e representante da 5ª Coordenadoria de Saúde, decidiram colocar em prática um plano de ação para enfrentar a situação.

Dentre as estratégias, está a construção em regime de urgência de uma ala com leitos de isolamento para atender exclusivamente pessoas diagnosticadas com o Covid-19 que necessitem de internação. A estimativa é que a obra, que já está em andamento, seja concluída dentro de 30 dias. Para isso, integrantes do Centro da Indústria e Comércio (CIC) junto a um grupo de empresariados já arrecadaram cerca de R$350 mil.

Entretanto, de acordo com o Presidente da Associação Médica de Bento Gonçalves, Fernando Cenci Tormen, o valor arrecadado ainda não é suficiente. Por isso, foi criada uma campanha para angariar fundos para a continuação da obra, por meio de uma vaquinha online. “Nessa obra não é só colocar piso e pintar parede. Tem que comprar cama, monitor, ventilador, enfim, são cifras muito grandes e não vai sobrar nenhum dinheiro. Ninguém estava preparado para isso”, afirma.

Tormen destaca que a intenção das entidades envolvidas é deixar a cidade com a melhor estrutura possível para lidar com o possível aumento dos números de casos confirmados na cidade. “É importante entender que embora a situação na região ainda esteja tranquila, temos expectativa de que a situação vai piorar. Prevemos que o pico do coronavírus em Bento seja daqui um mês. Infelizmente, apesar dos nossos cuidados, muita gente ainda vai ter contato com o coronavírus e vai precisar ser hospitalizada”, aponta.

As doações tem valor mínimo de R$10 e podem ser feitas por boleto bancário ou cartão de crédito, sem necessidade de sair de casa. “A gente pede que todo mundo ajude da maneira que puder, seja doando no nosso link, seja nos procurando para oferecer mão de obra ou doações”, reforça Tormen.

Link para doações: https://abacashi.com/p/vencercoronavirus