As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já tem data marcada. O processo ocorrerá entre os meses de janeiro e fevereiro do ano que vem. A informação foi confirmada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na quarta-feira, 8 de julho. O exame, que até então seria realizado em novembro desse ano, foi transferido, em razão da pandemia do novo coronavírus que suspendeu as aulas presenciais desde março, com o objetivo de evitar a propagação do vírus.

De acordo com as órgãos, as provas físicas ocorrerão nos dias 14 e 24 de janeiro. Já o Enem, digital está programado para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. O MEC anunciou ainda das datas da reaplicação das provas, 24 e 25 de fevereiro. O resultado do processo está agendado para o dia 29 de março.

Apesar do governo ter realizado uma enquete com os candidatos, onde a maioria sugeriu que as provas fossem realizadas em maio do ano que vem, as novas datas foram defendidas por secretários de educação e universidades em reuniões com o MEC. Mais de 5,8 milhões de estudantes deverão realizar as provas.