A magnitude do problema do uso indevido de drogas, verificada nas últimas décadas, ganhou proporções tão graves que hoje é um desafio da saúde pública no país. Muitos setores da sociedade já perceberam isso e, em consequência, aumentam as campanhas de combate às drogas e as organizações que visam à recuperação de dependentes químicos e sua reintegração na sociedade. O Conselho Municipal Antidrogas de Bento Gonçalves (Comad/BG) está preparando um encontro com diversas entidades do município para que a comunidade compreenda a importância de tratar o assunto, inclusive dentro do âmbito familiar.

O dia 26 de junho marca a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Internacional de Combate às Drogas, e o dia 25 deste mês foi escolhido pelo Comad para reunir a comunidade bento-gonçalvense em torno da Prefeitura e com 14 entidades, mais as secretarias que auxiliarão os cidadãos que precisam de ajuda no combate à dependência química. “Todas as instituições que trabalham com prevenção, repreensão e tratamento em Bento foram convidadas para todos exporem seus trabalhos, de uma forma apartidária, para abrir portas para as famílias que, muitas vezes, não sabe a quem correr na hora de pedir ajuda”, comenta Adriana Lazzarotto, secretária do Comad.

O Conselho garante que o número pessoas que usam drogas lícitas e ilícitas no país é alarmante e por conta disso é preciso reunir profissionais especializados para debater o assunto. “Se 10% da população é doente (falando apenas em álcool), arredondando os dados, teríamos 10mil dependentes, só em Bento e onde eles estão? Em casa, escondidos, na rua? E é isso que as pessoas precisam saber, que estes dependentes estão em algum lugar e que eles tem vínculo com alguém e que esse familiar pode não saber como ajudar, por isso estamos tentando reunir todos no centro da cidade”, salienta Adriana.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 25 de junho de 2016.