O encontro de formação regional do Pacto Nacional do Ensino Médio (PNEM) acontece nesta sexta-feira, 28 de novembro. O evento é promovido pelas formadoras da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Verônica Borges dos Santos e Angelita Sutili.

A abertura da atividade foi realizada pelo coordenador da 16ª CRE Ênio Eliseu Ceccagno, que afirmou que as ações estão sendo implementadas pelo Programa apresentou índices quantitativos favoráveis, com a redução da reprovação. Ainda, que os índices qualitativos, são os mais importantes e serão sentidos ao longo da caminhada. “Mesmo com a toca de governo este trabalho deverá continuar nas escolas com constante reavaliação dos métodos e corrigindo rumos”, destaca.

O evento possui a participação de 39 orientadores de estudo das escolas estaduais da região. No turno da tarde, acontece a segunda etapa do Pacto, com a temática das áreas da linguagem que será abordada pelo Dr. Donald H. B. Javier, do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (Ifsul) de Pelotas.

Pacto

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, instituído pela Portaria nº 1.140, de 22 de novembro de 2013, representa a articulação e a coordenação de ações e estratégias entre a União e os governos estaduais e distrital na formulação e implantação de políticas para elevar o padrão de qualidade do Ensino Médio brasileiro, em suas diferentes modalidades, orientado pela perspectiva de inclusão de todos que a ele tem direito. Neste primeiro momento duas ações estratégicas estão articuladas, o redesenho curricular, em desenvolvimento nas escolas por meio do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI).