Seguem até domingo, 13, as programações do 2º Encontro Internacional de Prateiros em Bento Gonçalves. O evento, aberto na quinta-feira, 10, ocorre na Fundação Casa das Artes e é considerado o maior evento da América Latina do ramo da prataria. Durante os dias de evento, a comunidade poderá prestigiar e ver obras de 40 artistas de sete países da América Latina e da Europa, que trabalham com metais nobres, prata e ouro, produzindo peças e objetos com temáticas religiosas, regionais, joalheria, entre outras.

Durante a solenidade de abertura do evento, o diretor da Escola de Arte Santo Elói, Darci Poletto, salientou a importância sobre a atividade e a relevância de Bento Gonçalves sediar mais uma vez o encontro, iniciado em 2018. “São 36 artistas de 6 países sul-americanos e um da Europa nos brindam com suas obras, nas mais variadas técnicas deste ofício. É um evento inédito no Brasil”, ressalta.

O professor e mestre prateiro, Raul Sartor Filho, comentou sobre o homenageado desta edição Armando Ferreira, que recebeu uma placa de reconhecimento por sua carreira e obra: “No nosso primeiro encontro, em 2013, tive a honra de ser convidado por ele para participar do 6º Encontro Nacional de Prateiros na cidade de Olavarría, em 2014. Fui representar meu país, meu estado e minha cidade em um dos eventos mais importantes da América Latina do setor. Deste momento em diante, pude ter mais contato com este mestre que tanto admiro e tive oportunidade de estar em sua escola e oficina onde recebi seus ensinamentos”, revela.

Emocionado com a homenagem, Armando Nestor Ferreira, disse estar feliz por receber a honraria. “Estamos num intercâmbio cultural único porque nós tornamos irmãos que juntos tem essa vida em comum unida pela prataria”, garante.

O secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, destacou a importância do evento para Bento Gonçalves. “O Encontro está se tornando referência nesta área, principalmente no resgate desta profissão que é do prateiro. Bento Gonçalves torna-se referência da prataria no Brasil, pois congrega vários países e mestres, além de dar continuidade e difundir essa cultura milenar”, afirma.

O Prefeito Guilherme Pasin ressaltou que o evento enaltece esse processo cultural realizado por homens e mulheres obstinados em manter uma história e a manter viva. “É com muita honra que nosso município tenha essa projeção desta área de forma estadual e nacional”, observa

Programação

Dia 11 de outubro (sexta-feira)
14h – Abertura da exposição
20h – Demonstração de cinzelado ao publico na Praça do Museu Histórico Casa do Imigrante
22h – Encerramento

Dia 12 de outubro (sábado)
8h30min – Palestra com Horacio Bertero: Potosi y las herramientas para el laboreo de la plata
9h – Palestra com Henrique Fagundes da Costa: Prataria gaúcha: até onde podemos chegar para encontrar suas raízes?
Lançamento do livro: El Bermejo, una ruta hacia la plata en el siglo XVI – de Horacio Bertero;
12h – Almoço
14h – Abertura da exposição
20h – Show com Quarteto Coração de Potro no anfiteatro, entrada franca, sugestão 1kg de alimento não perecível
22h – Encerramento

 Dia 13 de outubro (domingo)

10h – Abertura da exposição
12h – Almoço
20h – Encerramento

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto: Jose Martim Estefanon