Integrando a programação da 33ª Feira do Livro, nesta quinta-feira, 18, às 19h30min, ocorre no Palco da Feira, mais uma edição do projeto “Falando Sobre” que debaterá o slogan “A Literatura conecta”. Com este fio condutor, a conversa irá contar com o patrono, Pedro Guerra, o autor homenageado, Fabiano Mazzotti, o designer editorial, Humberto Nunes, o escritor e produtor cultural, Lucas de Lucca. A mesa-redonda será mediada por Evandro Mattana.

A escolha desta temática justificasse porque hoje a literatura se aproxima cada vez mais das crianças e jovens através dos meios digitais e sites de redes sociais e não apenas pelos meios mais clássicos, como bibliotecas escolares e públicas. Num mundo em constante evolução dos meios de comunicação e dinamização do acesso à leitura, é necessário criar, oferecer e tornar acessíveis debates sobre as novas formas de leitura e plataformas que levam o livro até o público, promovendo os dois suportes como fomentadores desta experiência essencial para a formação do ser humano.

Para Guerra, o slogan “resume não só a literatura, mas as conexões que fazemos durante a vida e das novas formas de comunicação que fazem parte das nossas relações. Tudo isso faz parte do processo de leitura”.

Humberto Nunes

Um dos mais conhecidos designers editoriais gaúchos de capas de livros. Tem mais de 500 capas suas publicadas para várias editoras brasileiras, entre elas Bertrand Brasil, Casa da Palavra (Grupo Leya), Dublinense, Arquipélago, Editora Moinhos, LP&M, Sulina, Dífel e Editora FGV. Já foi duas vezes finalista do Prêmio Açorianos de Literarura como melhor capa do ano e melhor projeto gráfico do ano. Criou capas para autores consagrados no Brasil e em Portugal como Carpinejar, José Luís Peixoto, Claudia Tajes, Gonçalo Tavares, Edgar Morin, Eliane Brum, Charles Kiefer, Juremir Machado, entre outros. É também ilustrador e já tem um livro publicado com seus desenhos: “Um Gato Chamado Rex”. É sócio do Estúdio Lampejo juntamente com Thaís Vasselai, em Bento Gonçalves.

Pedro Guerra

O escritor também ganhou diversos prêmios nas áreas de contos, crônicas e poesias, sendo o mais recente o prêmio Açorianos de Literatura, pelo livro “Precisava de Você”. Trabalha ministrando cursos de escrita, marketing e empreendedorismo, bem como, realiza visitas em escolas, onde promove a formação de leitores. Em quase seis anos de carreira, mais de 13 mil estudantes já foram atingidos com os seus trabalhos.

Seus livros contemplam duas frentes: a regional (ambientados na Serra Gaúcha), com os títulos “A rainha está morta” (2013, já na 7ª edição); “Queda Livre” (2015, 3ª edição); “Cabra-cega”  (2017). Já a frente nacional traz os seus livros de romance juvenil, dentre eles “Precisava de Você” (Belas Letras, 2015),”‘Como eu imagino você” (Gutenberg, 2017), lançado na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. No primeiro semestre de 2018, Pedro lançou um projeto independente e inovador, intitulado “Vício”, além de ter vindo a lume seu mais novo título: “As lágrimas que não chorei”. Site do autor: https://www.escritorpedroguerra.com/

Fabiano Mazzotti

Fabiano Mazzotti é autor dos livros “Bento Gonçalves em foto e poesia”, com poesias de Pedro Júnior da Fontoura; “Amém, Bento Gonçalves – Igrejas e capelas desta terra”; “Aristides Bertuol – O piloto da carretera nº 4”; “Amazônia – Terras d’água”, com poemas de Marli Tasca Marangoni. Também participou como fotógrafo em títulos como “Memórias do Vinho Gaúcho”, Paisagens do Vinhedo Riograndense”, “Passo Velho – A história da colonização de Bento Gonçalves” e “Este chão é Bento”.

Lucas de Lucca

Escritor e produtor cultural é autor de literatura fantástica e possui três títulos “O Corvo Negro”, “Crônica dos Três Deuses: Nova Rajux” e “A Primeira Profecia” (em coautoria com Anderson Lopes). É fundador da Editora Flyve.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/Fundação Casa das Artes/Biblioteca Pública Castro Alves