Os motoristas interessados em quitar o IPVA 2016 com desconto máximo de 20,8% têm prazo até esta quinta-feira, 31 de março. Neste dia vence também o pagamento da terceira parcela de quem fez a opção, ainda em janeiro, de dividir o imposto em três vezes.

Dentro destes prazos, o contribuinte terá 1% de abatimento sobre o valor inicial do tributo, mais as vantagens dos programas do Bom Motorista e do Bom Cidadão. Os condutores que não receberam multas nos últimos três anos, seguem com a dedução de 15% – para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10% e quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%.

Já participação no programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG) dá aos proprietários de veículos que acumularam no mínimo 100 notas fiscais mais 5% de desconto, válidos para pagamentos antecipados ou não. Os benefícios do Bom Cidadão e do Bom Motorista valem também para o calendário de abril.

Calendário conforme o final da placa

Os proprietários que até agora não realizaram o pagamento do IPVA 2016 precisam ficar atentos para o calendário para quitação conforme o número final da placa do veículo que começa já na próxima semana. No dia 4 de abril (segunda-feira), é a data-limite para placas com final ‘1’, e o vencimento dos números seguintes ocorre sempre a cada dois dias úteis.

Desta maneira, já na quarta-feira, dia 6, vence o prazo para veículos com final ‘2’ e na sexta-feira seguinte, dia 8, é a última oportunidade para a numeração que termina em ‘3’. Com a finalidade de antecipar toda a arrecadação ainda no primeiro quadrimestre do ano, a concentração do calendário de pagamento conforme o final das placas ao longo do mês de abril é a principal novidade do IPVA para 2016.

Até o momento, a Receita estadual apurou uma arrecadação que ultrapassou o R$ 1,2 bilhão com o IPVA 2016. Metade deste valor é repassado diretamente às prefeituras. De uma frota de 3.708.006 que deverão pagar o imposto neste ano, 1.569.492 já realizaram a quitação integral. Outros 413.931 contribuintes optaram pelo parcelamento. A previsão é alcançar uma receita bruta de R$ 2,277 bilhões.