O número de acidentes de trânsito registrado neste feriadão no estado foi o mais baixo desde a primeira Operação Viagem Segura de Páscoa, em 2012. Tanto os acidentes com mortes, quanto as ocorrências com lesões e danos materiais tiveram redução, embora o número de vítimas fatais tenha sido alto devido a um acidente grave na RS-344, onde morreram quatro pessoas.

A média das últimas quatro operações de Páscoa era de 14 acidentes fatais. Da zero hora da quinta-feira, 24 de março, até a meia-noite desse domingo, 27, foram nove registros com morte. Para os acidentes com lesão a média era de 346. Este ano, foram 219 nos quatro dias. O total de acidentes (incluindo dados materiais), que tinha média de 918 por feriado, passou a 506 em 2016.

Mortos e feridos

Com uma média de 17 mortes por feriadão nos últimos quatro anos, nesta Páscoa foram 15. A tragédia foi menor do que no ano passado, quando, em um feriado atípico, morreram 22 pessoas da zero hora de quinta até a meia-noite de domingo. O número de feridos, que tinha média de 494, ficou em 338 neste ano.

Fiscalização

Durante a Operação Viagem Segura de Páscoa, a Polícia Rodoviária Federal, a Brigada Militar, e o Comando Rodoviário da BM fiscalizaram 35,5 mil veículos e registaram 7,8 mil infrações. A fiscalização recolheu 720 veículos e 200 CNHs irregulares. Em quatro dias, foram realizados quase dois mil testes de etilômetro e 146 condutores foram autuados por dirigir sob o efeito de álcool.