As provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019, realizada no domingo, 24, tiveram a presença de 390.365 participantes, o que corresponde a 89,6% dos estudantes habilitados. 

Os números foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que registrou ainda que os estudantes de medicina e odontologia tiveram a maior taxa de comparecimento, 97,8% e 96,1% de presença, respectivamente. Outras áreas com índices acima da média nacional de comparecimento (89,6%) são fonoaudiologia, com 94,8%; engenharia de alimentos e medicina veterinária, ambos com 94,2%. 

De acordo com o Inep, durante a realização do Exame, 179 participantes foram eliminados por descumprirem regras do edital do Enade. As provas chegaram dentro do horário previsto, em todos os locais de exame. 

Os participantes com inscrição homologada que não compareceram ao exame neste domingo devem fazer a solicitação de dispensa da prova para o coordenador de curso de sua instituição, de 2 de janeiro de 2020 a 5 de fevereiro. Fazer a prova ou justificar a ausência é obrigatório para a regularidade junto ao Enade. O concluinte que ficar irregular não cola grau, de acordo com as regras do edital.

Gabaritos

Os gabaritos das questões objetivas (múltipla escolha) serão publicados na quarta-feira, 27, no portal do Inep. Os Cadernos de Provas de cada graduação também ficarão acessíveis na mesma data. No caso das questões discursivas das provas de formação geral e componente específico, a previsão de divulgação é para o início de março de 2020.

Cursos avaliados 

Na edição de 2019, o exame avalia os cursos de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

Questionário do Coordenador

O Inep já disponibilizou o Questionário do Coordenador. O instrumento coleta informações que contribuem para a compreensão dos resultados dos participantes que fizeram provas neste domingo.

As respostas dos questionários serão analisadas em conjunto com outros dados considerados relevantes e apresentadas nos Relatórios Síntese de Área do Enade, preservando o sigilo da identidade dos respondentes.

 Enade 

O exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, composto por uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes e o Questionário do Estudante, respondido por 93,7% dos participantes. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição. Apenas os concluintes precisam fazer a prova. No histórico escolar do estudante, ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade, requisito para colação de grau em cursos de graduação.

Fonte: MEC
Foto: Reprodução