Poucas coisas no mundo são mais familiares do que a cultura empresarial da Serra Gaúcha. Grandes e pequenos negócios acabam, na maioria das vezes, “ficando” para os filhos, netos ou parentes. Se você não é um sucessor provavelmente trabalha na empresa de algum ou conhece alguém que vive tal situação. A família que cria uma empresa acaba assumindo uma responsabilidade social enorme. De fato, hoje, 90% das empresas do Brasil são familiares com gestores e funcionários de diferentes graus de parentesco em sua administração.

Embora complicados, grupos deste perfil tendem a sobreviver melhor às crises porque costumam planejar o futuro em longo prazo e têm facilidade em preservar valores e propósitos. Dados do IBGE revelam que, normalmente, 30% das empresas familiares perpetuam à segunda geração enquanto apenas 5% mantêm-se saudáveis perante a terceira. Ou seja, um problema no núcleo familiar pode ter um impacto enorme na vida da comunidade envolvida.

A matéria da editoria Mesa Redonda da NOI de maio explica como estes grupos empreendedores tão especiais podem superar desafios e potencializar forças. Norival Garcia, Pedro Sehbe e Valter Beretta falam sobre suas vidas em meio à empresa de suas famílias. Margarete Furlan, Cláudia e Paulo Tondo, especialistas em sucessão e gestão de RH, propõem estratégias para que negócios familiares perpetuem de forma saudável, assegurando seu impacto positivo nas comunidades em que estão inseridos. Vale a pena conferir!

Por Caxias do Sul, muitos já receberam a última NOI. A equipe da revista participou da primeira Confraria de Negócios Gáutica, do Sétimo Fórum de Moda do Sindivest, das Reuniões Almoço da CIC, do Café com Informação promovido pelo Conselho da Empresária, do Jantar de divulgação dos dados de arrecadação do evento Homens na Cozinha, promovido pela CDL de Caxias do Sul, entre outros. Em todas essas ocasiões a NOI foi distribuída, resultando numa entrega exclusivamente direcionada “em mãos” de mais de 600 exemplares. Além disso, a revista é distribuída a todos os associados – cerca de 620 pessoas físicas e jurídicas – da ARH Serrana (www.arhserrana.com.br). Acompanhe a NOI no Facebook – www.facebook.com/revista.NOI ou adquira seu exemplar impresso nos pontos de venda de Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Você também pode ler a NOI em www.revistanoi.com.br.