Dia para o Suco de Uva

O vereador Edson Biasi, autor da Lei Municipal que institui o Dia Municipal do Suco de Uva, a ser comemorado no primeiro domingo de março de cada ano em Bento Gonçalves, está numa verdadeira cruzada na mobilização dos municípios pertencentes a Serra Gaúcha, para aderirem ao evento. Recentemente visitou a prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo, apresentando o projeto e sugeriu que este município insira a promoção em seu Calendário de Eventos, para que a data possa a ser enfatizada regionalmente e, quem sabe, um dia tornar-se um evento nacional.

Medalhas que vêm da França

Criado em 1976, na França, o tradicional concurso, ‘Challenge du Vin’, organizado pelo Concours Des Vins (CDV), premiou os vinhos e espumantes brasileiros com cinco medalhas, sendo quatro de ouro e uma de prata. O evento realizado entre os dias 18 e 19 de maio, reuniu 800 profissionais e consumidores amadores informados para degustar cerca de cinco mil vinhos de 38 países. Receberam Melhada de Ouro, Aurora Espumante Brut, Garibaldi Espumante Chardonnay Brut, Garibaldi Espumante Prosecco e Casa Valduga Terroir Gewurztraminer 2020. A Medalha de Prata foi para a Panizzon Espumante Chardonnay. Somente neste ano, já são 22 prêmios outorgados aos produtos brasileiros por concursos internacionais realizados na França.

O vinho histórico da Miolo

O mercado assistiu a uma rápida e bem-sucedida evolução da Vinícola Miolo a partir do lançamento do Miolo Reserva Merlot Safra 1990, no ano de 1992. E foi com ele que a Miolo estreou no mercado internacional. Este vinho foi o primeiro de uma série de rótulos que mudaram a história da vitivinicultura brasileira. Daquele ano até os dias de hoje, já são mais de 120 rótulos entre vinhos e espumantes que estão no mercado interno e externo com a marca Miolo. Conforme o enólogo Adriano Miolo, diretor superintendente da Miolo Wine Group, “o Miolo Reserva Merlot foi nosso primeiro vinho, que tornou nosso nome conhecido e, acima de tudo, mostrou na taça que o Brasil é possível fazer grandes vinhos”. Considerado um dos vinhos mais tradicionais da empresa, o Miolo Reserva Merlot Safra 2020, chega ao mercado para brindar a extraordinária ‘Safra das Safras’.

Nature na Vinícola Don Giovanni

Um novo empreendimento gastronômico surge em Pinto Bandeira. Trata-se do Restaurante Nature, que nada mais é do que a soma de esforços entre a Vinícola Don Giovanni e o chef Rafael Jacobi. Construído dentro da propriedade, numa total integração entre a natureza e o cenário exuberante dos vinhedos da vinícola, o espaço, além de homenagear os terroirs do mundo através do menu, oferece alguns produtos ao estilo “Garden” como brunch e outras comidinhas para degustar ao ar livre. Sem sombra de dúvida, o projeto vai contribuir com o desenvolvimento da economia e do turismo da região.

Espumante premiado de R$ 34,90

A Vinícola Aurora abocanhou neste semestre 16 novas distinções, sendo nove medalhas para sete produtos diferentes em concursos na França, Inglaterra e Espanha e outras sete pontuações acima de 80 no principal guia de vinhos da América do Sul do mundo. Das 16 honrarias do semestre, 10 títulos foram para os espumantes, sendo o Aurora Brut Branco, de apenas R$ 34,90, o mais premiado. O rótulo foi o destaque dos franceses no Challenge International du Vin, com a medalha de Ouro, e do Chardonnay du Monde, com a Prata, além de obter o bronze no inglês International Wine Challenge. O trio se soma a outras 100 distinções já conquistadas pelo espumante Aurora Brut Branco. Rodrigo Valério, gerente de marketing da Aurora, lembra que há cerca de 20 anos a vinícola mantém o título de mais premiada do país, com 740 medalhas chanceladas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).