A emissão de um laudo geológico é que vai definir se o trecho da ERS-122, entre Farroupilha e São Vendelino pode ser liberado após a queda de barreiras no sábado, 18. O trecho, que segue completamente bloqueado, entre os quilômetros 41 e 44, foi duramente atingido por grande quantidade de terra e árvores. Os trabalhos de limpeza seguem no local, no entanto, ainda não há uma data para que ocorram liberação do tráfego, mesmo que parcialmente.

De acordo com a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), responsável pelo trecho, o laudo técnico servirá de base para liberação do trecho com segurança. Segundo a empresa, caso as condições climáticas permitam o trabalho, a expectativa é de que parte da pista seja liberada na próxima semana.

De acordo com a CSG, os deslizamentos trouxeram à pista além da terra, grande quantidade de pedras. Além disso, não está descartado que os locais atingidos não tenham sofrido grandes movimentações e que poderão apresentar outras quedas de barreiras em caso de novas chuvas.

O bloqueio inicia logo após Nova Milano, em Farroupilha. A recomendação da concessionária é de que seja utilizada a ERS-446, por Carlos Barbosa como alternativa para os motoristas que trafegam nos dois sentidos entre Caxias e Porto Alegre. 

Foto: CSG / Divulgação