“Robótica na Sala de Aula” atende, semanalmente, alunos do 6º ao 9º ano

A EMEF Anselmo Luigi Picolli, criou um projeto que visa desenvolver o pensamento lógico e despertar o interesse por atividades interdisciplinares. O “Robótica na Sala de Aula” acontece semanalmente na escola, com aulas que proporcionam alinhamento da teoria à prática, tornando as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trabalhadas em sala de aula, mais significativas e interessantes para os estudantes. Planejadas pelos professores de todas as matérias, a ação também tem o auxílio do professor de Ciências e assessor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (SMED), Luís César Minozzo.

O trabalho em equipe é incentivado por ser importante na busca de soluções para os desafios, fazendo o aluno vivenciar, na prática, os conhecimentos teóricos aprendidos nos livros e na sala de aula. Além disso, as aulas ajudam no desenvolvimento pessoal e o respeito às ideias alheias. “As aulas de robótica complementam o ensino da sala de aula e tornam o aluno mais colaborativo e cooperativo. Além disso, é possível perceber que os alunos se sentem estimulados a analisar e solucionar os problemas enfrentados durante as atividades, ao mesmo tempo em que os professores, com o trabalho em equipe, percebem claramente a evolução de cada um, de forma interdisciplinar”, ressalta Minozzo.

Foto: EMEF Anselmo Luigi Piccoli/SMED

De acordo com a diretora do colégio, Janete Maria Sachett, o projeto já conta com kits de robótica. “Esse projeto iniciou com o propósito de inovar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores na escola. No início do ano recebemos um recurso financeiro em parceria com a Vara de Execuções Criminais e adquirimos os primeiros Kits. Iniciamos o projeto em março e até o final do ano pretendemos contemplar todas as turmas”, revela.

Após motivação, outros professores abraçaram a proposta iniciada pelo professor Luís. Um exemplo, foi o trabalho desenvolvido na aula de Artes, onde os alunos do 9º ano participaram de um concurso para escolha do logotipo que identificará o espaço.

A Secretária de Educação, Adriane Zorzi, destaca que o trabalho realizado na escola é exemplo de busca por uma educação significativa e inovadora. “O aluno protagoniza a construção do seu conhecimento, através do fazer”, finaliza.