Representantes de Alegrete e Canguçu estiveram no município em busca de informações

Foto: Arquivo

Em Bento Gonçalves, a produção dos agricultores familiares é uma importante alternativa de geração de emprego em épocas de safra e renda no meio rural. Atualmente, há 42 empreendimentos de Agroindústria Familiar no município, e neles, os agricultores são protagonistas do processo, atuando na produção, industrialização e comercialização de seus itens.

Além disso, ofertam alimentos saudáveis, seguros e saborosos, preservando a identidade culinária e cultural da região. “Ela é referência por que envolve todas as entidades, seja a Prefeitura, a Emater, a Vigilância Sanitária e o Serviço de Inspeção Municipal. É uma forma de legalizar os produtos e ter uma segurança para quem produz e para quem vende”, diz o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cedenir Postal.

Sendo referência em desenvolvimento da agricultura no estado, lideranças de outras cidades vieram ao município em busca informações e orientação sobre o assunto. Na última semana, representantes de Canguçu e Alegrete participaram de reuniões em Bento Gonçalves, com objetivo de conhecer melhor os projetos de Agroindústria Familiar, Selo “Sabor de Bento”, entre outros.

A comitiva de Alegrete, participou da primeira reunião no dia 13. O Secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Daniel da Costa Gindri, a coordenadora de Extensão Rural, Gabriela Borges Weiler, e a coordenadora da Vigilância Sanitária, Liane da Costa Severo, estiveram presentes no encontro. “Acompanhamos o desenvolvimento sobre o programa de Agroindústria Familiar. Estamos bastante enriquecidos com as informações que tivemos, como, por exemplo, a Lei que rege o programa e observamos como este processo foi importante para a agroindústria familiar do município. Esse é o caminho que queremos desenvolver em Alegrete, bem como, em relação ao Selo Sabor de Bento que auxilia no marketing dos produtos”, afirma Gindri.

A segunda reunião ocorreu na última quinta-feira, 14 de julho, com a comitiva de Canguçu. O assunto tratado foi o Serviço de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal Municipal (SIM), órgão que atua na fiscalização industrial e sanitária de produtos de origem animal, assegurando ao consumidor a qualidade e a segurança do alimento. Na ocasião, estiveram presentes Junior Santos, coordenador do SIM de Canguçu, e as médicas veterinárias, Cristiane da Silva e Daniela Lima. “Agradeço pelo conhecimento transmitido. Foi de grande valia o aprendizado, para que possamos levar e executar no município de Canguçu, com a mesma competência, organização e harmonia em que ocorre a prestação de serviço desse município”, ressalta Santos.

De acordo com o Secretário da Agricultura de Bento Gonçalves, Volnei Christófoli, é uma satisfação receber o reconhecimento de outros municípios. “Pois expressa um trabalho de qualidade de nossos serviços, além de poder dividir essa experiência, acompanhando também o que é realizado nestas localidades. Isso demonstra a seriedade e o compromisso de fomento para o interior de nosso município, assim como, da nossa inspeção” comenta.

Portanto, a visita de outras regiões em busca de conhecimento é um fator importante para a cidade. “Além de divulgar o nome de Bento Gonçalves, agricultores de outros municípios podem se beneficiar deste programa de Agroindústria Familiar”, finaliza Postal.

Selo “Sabor de Bento”

O selo Sabor de Bento evidencia as agroindústrias da área alimentar que apresentam boas práticas de higiene e segurança, além de beneficiar o consumidor da cidade e os visitantes.