A Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves tem novo chefe-geral. O pesquisador Adeliano Cargnin estará à frente do órgão pelos próximos dois anos. A escolha ocorreu após decisão da diretoria da entidade. A cerimônia de posse ocorrerá em formato virtual, em data a ser definida. No entanto, desde o dia 1º de maio, Cargnin já responde oficialmente pela Embrapa. Ele substitui José Fernando da Silva Protas, que estava no comando interinamente desde março de 2019.

Desde 2018, Cargnin era responsável pelo setor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da entidade. Fazem parte da nova equipe, o pesquisador João Caetano Fioravanço, que assume a chefia de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Marcos Botton, à frente da Transferência de Tecnologia e Joelsio José Lazzarotto, na Administração.

Trajetória  e perfil

Adeliano Cargnin possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2003), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Ingressou  na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em abril de 2007, como pesquisador na Embrapa Cerrados (DF), na área de  Recursos Genéticos e Melhoramento Vegetal.

Já em seu primeiro ano de empresa estava envolvido na gestão. Além de integrar o comitê gestor  e a vice-liderança do Projeto de Agroenergia, foi supervisor substituto do Núcleo de Produção de P&D em produção vegetal e membro substituto  do Comitê Técnico Interno (CTI), estrutura tanto deliberativa como consultiva, que acompanha a correta condução de todos os projetos, desde a concepção até a apresentação de resultados.

Em junho de 2010, foi transferido para a Embrapa Trigo (Passo Fundo – RS). Na unidade assumiu a liderança e a gestão do projeto em Rede “Bancos Ativos de Germoplasma de Cereais”, além de atuar diretamente em projetos de melhoramento genético de trigo e  também ser membro do Comitê Técnico Interno (CTI).

Desde 2014 está atuando na Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves – RS). Liderou o projeto Seleção de clones de variedades viníferas visando maior qualidade dos vinhos de Indicações Geográficas, que já está na fase II. Em janeiro de 2018 assumiu a Chefia de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Fotos: Viviane Zanella / Reprodução