Prestar atenção aos sinais de fome e saciedade, planejar o cardápio, concentrar-se apenas na comida durante as refeições e focar no sabor do alimento: essas são as propostas de quem utiliza a técnica mindfulness na dieta. E, segundo um novo estudo da Universidade do Estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, são estratégias importantes para perder peso.

O trabalho – apresentado na última edição do Congresso Europeu de Obesidade, que aconteceu entre os dias 17 e 20 de maio em Portugal – tinha como objetivos testar a eficácia de programas desenvolvidos na universidade e investigar a relação entre o método mindfulness e o emagrecimento.

Dos 80 participantes da pesquisa, os que mais secaram foram aqueles que seguiram um programa cujo intuito é ajudar a pessoa a mudar comportamentos que dificultam a perda de peso. E uma das formas usadas para atingir esse objetivo é justamente aplicar a técnica mindfulness na rotina alimentar. A turma que lançou mão desse método eliminou, em média, 1,9 kg; já os que não alteraram seus hábitos enxugaram apenas 300 g.

“Os resultados sugerem que há uma associação benéfica em adotar a mindfulness nas refeições para emagrecer. Esse estudo contribui para a literatura científica, já que há poucos trabalhos com metodologia rigorosa para avaliar essa relação”, comentam os autores do artigo.

Fonte: boaforma.abril.com.br