Além do serviço de emergência, mais de 2 mil castrações foram realizadas, desde março, e 70 animais foram adotados em feiras

Nesta quarta-feira, 22 de junho, o poder público municipal de Bento Gonçalves divulgou alguns dados referentes ao programa Bento Pet, que vem realizando reestruturações na causa animal na cidade. Dentre os números revelados estão os atendimentos do Samu Pet, que inaugurou há cerca de um mês, em 24 de abril. Os responsáveis pelo serviço já atenderam cerca de 43 animais em situação de emergência, como flagrantes de maus-tratos com cães e gatos.

Outro dado revelado pela prefeitura foi referente as castrações, que desde março já foram realizadas em 2.154 animais. Com isso, a fila de espera foi zerada. Mutirões de castrações também foram realizados neste primeiro quadrimestre, nos bairros Zatt, Ouro Verde e Vila Nova. Nesse âmbito, o secretário-adjunto de Saúde, Gilberto Júnior, ressaltou o sucesso das ações ao esforço das equipes nessa reestruturação da causa.

Agora, quando os animais em situação de rua ou maus-tratos são recolhidos, eles são levados até uma casa de hospedagem que foi contratada, por meio de licitação, para atender essa parcela dos pets. Caso necessário eles podem ser também encaminhados até uma das clínicas conveniadas ao município. Depois de tratados, eles são levados a feiras de adoção, que esse ano já somam 70 animais adotados.

Foto: Rodrigo De Marco e José M. Estefanon