Apesar de início chuvoso, expectativa é que chova 150 mm por mês, 30 mm abaixo do usual. A ocorrência de neve também pode acontecer na Serra Gaúcha nos próximos três meses, conforme o ano passado

Nesta terça-feira, 21, às 6h14min, começou o inverno em todo o Brasil. A nova estação permanece por três meses, até 22 de setembro às 22h04min. A principal característica do período na Serra Gaúcha costuma ser o frio intenso, com episódios até mesmo de neve, como aconteceu no ano passado.
O primeiro dia de inverno foi de chuva intensa, condição que deve perdurar durante toda a semana. Apesar disso, de acordo com a meteorologista Ludmila Pochmann, neste trimestre é esperada precipitação abaixo das médias climatológicas para o oeste, sul e leste do Rio Grande do Sul, além de chuva dentro e um pouco acima das médias para região norte.

Conforme a profissional, quando se fala em chuva abaixo das médias, não quer dizer que não vá ter precipitação. “Vai chover sim, mas o normal, que é em torno 180 milímetros por mês, deve ficar um pouco abaixo, em torno de uns 150 milímetros. Então o total de chuvas que, na estação de inverno no estado, acumula cerca de 600 milímetros, esse ano pode ser que fique em 500 milímetros”, salienta.

De acordo com Ludmila, as temperaturas mínimas esperadas serão um pouco abaixo das normais, que costumam transitar na média de mínima 10ºC e máxima 15ºC, no território gaúcho. “Haverá entradas de massa de ar frio que devem derrubar os termômetros em alguns dias. Mas o inverno será típico, não há motivo para alarde”, garante.

A ocorrência da queda de flocos de gelo, conforme a meteorologista, por causa das eventuais entradas de massas de ar frio, pode se repetir. “É possível que, igual ao ano passado, tenhamos novamente episódios de neve nas serras gaúcha e catarinense. Eventos de geada durante toda estação também são esperados”, aponta.

Chuva abaixo da média não deve afetar agricultura

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Santa Tereza e Pinto Bandeira, Cedenir Postal, no inverno, a questão da pouca chuva pode impactar nas reservas de água no subsolo para abastecer os lençóis freáticos. “Mas por mais que haja previsões de pouca chuva, essa quantidade já superou. Só na semana passada choveu 70 milímetros em um dia só, e já tem mais chuva no restante do mês. Claro, estamos começando o inverno ainda, mas acredito que durante a estação vai atingir essa média, sem dúvida”, acredita.

Início chuvoso em Bento

Municípios como Bento e região tiveram a experiência do começo do inverno chuvoso, com precipitações que podem seguir até o começo do final de semana seguinte. O volume de chuva foi maior para o primeiro dia da estação, com 50mm de água, o que representa uma chuva intensa. Para os demais dias da semana, a chuva perde um pouco da força e deve cair de 10mm a 15mm por dia.
Considerando as temperaturas, a Capital Nacional do Vinho deve ter uma semana com frio pouco rigoroso, sendo que os termômetros devem variar de 12ºC a 20ºC, em média. A intensidade ocasionada pelo inverno chega na outra semana, quando o sol volta a se estabelecer e as mínimas podem chegar aos 7ºC, com máximas que não ultrapassam os 10ºC.

Foto: Sidnei Boni