O número de casos de estelionato envolvendo empréstimos bancários segue em elevação em Bento Gonçalves. Somente em três dias, 12 novas vítimas caíram no golpe, conforme informou o Procon Municipal. A situação, acende o alerta, principalmente à pessoas aposentadas e idosas, que recebem benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Conforme o Procon, criminosos entram em contato com a vítima, informando ser funcionário do INSS, ofertando empréstimo, e solicitando desta forma dados bancários ao cidadão.

O Coordenador do Procon-BG, Maciel Giovanella, alerta sobre a prática criminosa e orienta a população sobre como evitar esse tipo de situação. “Estamos recebendo muitas reclamações e denúncias por parte de aposentados que dizem estarem recebendo ligações para receberem um determinado empréstimo, sem ao menos solicitarem. Orientamos que a pessoa que receber esse tipo de contato não proceda com a ligação, porque o INSS não costuma realizar ligações aos cidadãos”, explica.

Mais informações

Os consumidores que se depararem com possíveis irregularidades podem entrar em contato com o Procon de Bento Gonçalves, através do telefone 54 3055-8547/ 54 3055-8544, ou presencialmente, na Rua Marecha Deodoro, nº 70, na base térrea da Prefeitura Municipal, para denúncia ou auxílio.

O atendimento ocorre das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia.