Índice ultrapassou 2020, quando registrou 135 óbitos em dez meses

Em seis meses de pandemia deste ano, Bento Gonçalves perdeu 173 vidas para a Covid-19. O número ultrapassou todo 2020 — dez meses de crise mundial —, quando registraram 135 mortes. Março foi o mês que mais confirmou falecimentos, com 47, e fevereiro teve 11.

Os informativos, divulgados diariamente pelo Comitê de Atenção ao Coronavírus, mostram ainda que 10.345 casos foram confirmados no mesmo período. O índice é 273,73% maior, se comparado com o primeiro semestre de pandemia, em que 2.768 pessoas foram positivadas.

Em contrapartida, 9.330 pacientes passaram pelo tratamento e se recuperaram da enfermidade. Com isso, junho fechou com 1.379 casos ativos.

A secretária Municipal de Saúde, Tatiane Fiorio, ressalta que os dados se justificam pela mudança no perfil epidemiológico da doença. “Tivemos uma velocidade nos casos, na contaminação e de pessoas internadas com comorbidades. Hoje, as variantes estão presentes. A maior onda ocorreu no primeiro semestre deste ano, diferente do que imaginávamos em julho (de 2020), quando tivemos o primeiro pico. Para os próximos meses, com o avanço da vacinação e conhecimento maior do vírus, esperamos uma situação mais calma. Não acredito que teremos um pico elevado, em função da imunização. Vamos iniciar julho com uma remessa bem grande de segunda dose. Não evitaremos a disseminação, mas reduziremos o agravamento”, conclui.

Foto: Arquivo