Categorias veterano e livre disputarão fase de mata-mata decisivo

Os jogos de futebol no interior de Bento Gonçalves já têm data para recomeçar. Após período de festas e feriados de fim de ano, a Copa Colonial de Futebol, que iniciou em novembro de 2021, irá retomar as disputas no dia 30 de janeiro. A decisão veio após uma reunião realizada na noite da última segunda-feira, 17, no Ginásio Municipal Darcy Pozza, entre os responsáveis pela organização do evento.

O retorno aos campos começará pela categoria livre da competição, que está, atualmente, nas quartas de final, com oito times buscando o título. As primeiras partidas ocorrerão nos campos do Canarinho e Tuiuty. A volta da categoria dos veteranos, porém, está marcada para o dia 6 de fevereiro, com as disputas das semifinais. A partir dessa fase em que se encontra o campeonato, todos os jogos são eliminatórios em confronto único, e caso haja empate, a decisão vai para os pênaltis.

Desafios e espera pelo retorno

O presidente da Liga Colonial, Edegar Cordeiro, que organiza a competição, mencionou que a expectativa pela volta do campeonato é grande, pois as equipes tiveram uma folga no fim de dezembro para os jogadores se recuperarem de lesões e praticarem mais. “Daqui para frente vai prevalecer quem se preparou um pouquinho nessa parada de final de ano, quem está melhor fisicamente e possui mais qualidade”, pondera.

Apesar da espera por bons jogos na próxima etapa, há um problema público que transpassa para o setor do esporte, a estiagem. Cordeiro esclarece que o tema foi debatido em reunião da última segunda, e que o fato de os gramados estarem secos é uma situação negativa, mas sem reversão no momento. Essa situação é ruim, modifica muito a dinâmica do jogo, pois até o rolamento da bola pode ser afetada, além do fato de que partes arrancadas não crescerão tão rápido de volta, deixando o local defasado de grama.

O organizador também mencionou que essa edição do Campeonato Colonial foi a que mais teve times participando. “A gente fica bem contente com o resultado da reunião, pois o pessoal está focado, apesar de ter passado um mês ou dois sem jogos, e voltaram mais concentrados para conquistar o título”, avalia.

Jogos em destaque

Nesse recomeço, primeiramente da categoria livre, há dois jogos de maior destaque, em que Paulina e Rosário, que ficaram em quarto colocado de cada grupo, precisarão encarar as melhores equipes do campeonato, a Canarinho e Ouro Verde. A superação precisará vir, principalmente para esses clubes, a fim de evitar o adeus ao título.

Nos veteranos, São Paulo, vencedor da última Copa Colonial, e Busa vem liderando os grupos. Agora, no mata-mata, precisarão reafirmar a dominância para não cair fora do Campeonato Colonial de Futebol, pois atualmente os confrontos serão tudo ou nada.