A 30ª edição da ExpoBento e 17ª Fenavinho, previstas para ocorrerem simultaneamente em junho e postergadas para o mês de outubro, foram novamente adiadas. Agora, a organização dos eventos confirmou a realização da feira multissetorial e da Festa Nacional do Vinho para os dias 3 a 13 de junho de 2021. A mudança no calendário ocorre em razão da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o diretor-geral da ExpoBento, Gilberto Durante, havia expectativa de que os cenários no segundo semestre de 2020 poderiam ser mais positivos em relação à redução de casos provocados pela Covid-19. No entanto, não foi o que aconteceu e obrigou, mais uma vez, a organização do evento alterar a data. “Nosso compromisso sempre foi o de buscar a conciliação responsável e equilibrada entre o bem-estar e segurança dos expositores, equipes de trabalho, prestadores de serviço e, claro, visitantes – e os interesses econômicos e de geração de negócios pelos quais a ExpoBento é conhecida”, destaca..

Com a expectativa de receber mais de 250 mil pessoas e cerca de 450 expositores, Durante garantiu que arriscar a realização de um evento desse porte, estaria colocando em risco a saúde de todos. “Mesmo com o cumprimento de todos os protocolos e aplicação dos recursos hoje disponíveis, anda não é possível promover um evento da envergadura da ExpoBento. Arriscar em questões que envolvem a preservação da saúde não é uma opção”, enfatiza.

Consulta aos expositores pesou na decisão

Para bater o martelo com a nova data, a organização da ExpoBento realizou uma consulta entre as empresas participantes. Aproximadamente 90% dos entrevistados indicaram preferência pela não realização do evento neste ano. Além disso, os indicadores avaliados pelos órgãos de saúde do município apontavam a impossibilidade de realizar o evento em 2020. “Temos a certeza de que não foram medidos esforços para tentar viabilizar sua realização neste ano, porém as circunstâncias não o permitiram. Todo o grupo tem trabalhado muito, e continuará extremamente comprometido com o objetivo de entregar à comunidade uma feira e uma festa que cumpram seus propósitos de fomento à economia, de valorização turística e de oferta de entretenimento de qualidade para as famílias, como sempre tem ocorrido”, afirma o presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), Rogério Capoani.

Foto: Agusto Tomasi / Vagão Filmes