Não sei a quem eu recorro mais, se a Santo Antônio, que me socorre nas emergências da vida, inclusive das decorrentes da minha falta de atenção (chaves perdidas, celular esquecido, documentos extraviados…), ou a São Francisco, que peço pelos animaizinhos em sofrimento, como aqueles pobres cavalos esquálidos de olhos tristes, cuja vida é um imenso fardo que carregam no lombo.

Ambos são boa gente. Nascidos no século XII, Francisco (registrado como João, em Assis, na Itália) e Antônio (como Fernando, em Lisboa, Portugal), vieram de famílias abastadas, mas escolheram a humildade e a pobreza como forma de vida. A diferença é que, na juventude, Chico era um jovem comum que gostava muito de festear com os amigos. Já Antônio demonstrou sua fé desde cedo, abdicando da vida rica pela oração num convento.

Aconteceu então o chamado. Por volta dos seus vinte anos, Chiquinho, ainda um guri, resolveu lutar na guerra entre Assis e Roma, sendo logo capturado pelos inimigos. No período em que esteve preso, contraiu uma espécie de malária. Mesmo assim, no seu retorno, pretendia continuar a carreira de cavaleiro. Foi aí que escutou uma voz sobrenatural: “A quem melhor servir, ao servo ou ao senhor?” A partir daí, Francisco sentiu uma mudança interior inimaginável que lhe abriu novas perspectivas, numa caminhada de amor e fé.

Francisco sofreu muito fisicamente, inclusive pelos estigmas que, de repente surgiram. Feridas nas mãos e pés, assim como Jesus Cristo ao ser pregado na cruz. Antônio, por sua vez, igualmente sábio e santo, se inspirava no homem que falava com os bichos e que recebera as chagas do Senhor.

Antônio e Francisco. Francisco e Antônio. Bela dupla santificada.  Ambos pregaram os evangelhos, cuidaram dos pobres e doentes, fizeram milagres, viveram na fé e, apesar de morrerem jovens – o primeiro, com 35 anos e o segundo, com 45 anos – deixaram um legado espiritual muito importante aos cristãos e à humanidade como um todo.

         Por que estou falando de santos hoje? Talvez porque o mundo careça da intercessão deles para que consigamos ter mais paz. Afinal, tanto São Francisco como Santo Antônio são íntimos do Altíssimo. Fazer um lobby no Judiciário Divino, através da oração de São Francisco, é um bom começo para que possamos contribuir no relacionamento e entendimento humano… Então, vamos orar?

 “Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor, onde houver ofensa, que eu leve o perdão, onde houver discórdia, que eu leve a união, onde houver dúvida, que eu leve a fé…”