No total, foram elaboradas 8,9 milhões de peças no período. No acumulado do ano, a produção industrial no Estado foi superior ao registrado na indústria nacional

O relatório ‘Conjuntura e comércio externo do setor de móveis no Brasil,’ com dados de outubro e novembro, encomendado pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) e produzido pelo IEMI – Inteligência de Mercado, demonstra que a produção de móveis no estado do Rio Grande do Sul, no mês de outubro, foi de 8,9 milhões de peças, representando aumento de 7,7% em relação ao mês anterior.

No acumulado no ano, comparado com o mesmo período de 2018, a produção industrial no Estado cresceu 3,1%, resultado superior ao registrado na indústria nacional no mesmo período. Nos últimos 12 meses, a indústria gaúcha cresceu 4,0%, enquanto a indústria nacional se retraiu no mesmo período, de acordo com números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Exportações

Diferentemente de outubro, quando as exportações recuaram 2,3%, em novembro a alta foi positiva com avanço de 10,1%, somando US$ 19,0 milhões. Os três estados da região Sul: Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, juntos, foram responsáveis por 85,3% dos valores exportados no mês de novembro. O estado de São Paulo vem logo a seguir, com 10,5% dos valores exportados.

Quanto aos países de destino das exportações de móveis do Rio Grande do Sul em novembro, os Estados Unidos aparecem em primeiro lugar, com 18,0%; seguido pelo Uruguai, com 17,0%; e Peru, com 12,1%. Destaca-se também o crescimento de 81,7% da Colômbia em relação ao mês anterior.

Consumo aparente

Com relação ao consumo aparente de móveis no Estado, o volume foi de 8,0 milhões de peças em novembro, avanço de 9,8% em relação ao consumo que foi registrado no mês anterior. Na variação dos últimos 12 meses houve avanço de 0,5%.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação