Em 1925 a população do município era atendida por 249 estabelecimentos comerciais. Em 1933 inicia o calçamento da Rua Marechal Deodoro. A época também é marcada pelo surgimento de estabelecimentos especializados em tecidos e confecções. As ferrarias, selarias e os famosos “fordecos” (carros da linha Ford) já transitavam pelas ruas.

A rede elétrica, em 1940, estende-se aos demais bairros e localidades do interior. A agricultura vai sendo substituída pela indústria , que aos poucos diversifica sua produção, gerando mais empregos, A industrialização atrai um novo contingente de trabalhadores, migrantes de outros municípios da região. Aumenta a circulação de dinheiro e muda os hábitos e costumes dos moradores. O poder de consumo da população aumenta com o desenvolvimento da cidade. Em 1943, chegou a Bento Gonçalves o primeiro Batalhão Ferroviário. Vindo de Santiago a sede do Batalhão permaneceu até 1971, quando foi transferido para Lages, S.C. Logo após sua instalação, o Primeiro Batalhão Ferroviário criou os departamentos de saúde, alimentação, transporte, recreativo e desportivo. Sua participação foi destacada nos mais diferentes segmentos da sociedade, sendo considerado hoje um dos propulsores do progresso e desenvolvimento do município.

No inicio da década de 1950, o município apresentava uma população de 23.440 habitantes, destes 6.380 eram urbanos e 17.060, população rural. Na economia destacava-se o setor agrícola, principalmente com a produção vitivinicola, além da agricultura de sobrevivência. Entre os estabelecimentos e empresas comerciais e industriais de Bento Gonçalves existiam: 12 madeireiras, 9 oficinas mecânicas, 9 casas de automóvel e acessórios, 8 olarias, 3 fábricas de móveis, 3 selarias, 8 cantinas de vinho, 7 ferragens, 4 casas bancárias, 4 empresas de transportes; 4 casas de produtos coloniais, 4 fábricas de calçados, 4 fábricas de ferramentas agrícolas, 3 torrefadoras de café, uma fábrica de sulfato de cobre e um curtume. O município ainda possuía 8 cooperativas; Uma associação Comercial, fundada em 1914. 10 Associações Recreativas e Desportiva; Um circulo operário. 74 escolas Municipais. Uma Biblioteca Municipal. Fundada em 1941. Uma Estação de Enologia. Um posto de Higiene e um Aeroclub. O trem não consegue atender o ritmo de crescimento e, em 1970, após a Primeira Fenavinho, inicia a RST 470, totalmente asfaltada, graças ao impulso dado pelo marco Histórico da Primeira Fenavinho, realizada em 1967. Podemos dividir a história do ANTES e do DEPOIS da importante festa> Graças às lideranças que, com muita habilidade, projetaram o nosso Município para uma esfera nacional e internacional.

Em 1975, a base da economia concentrava-se ainda na agricultura, sendo o Município um grande produtor de uvas e vinhos, com grande destaque nos móveis, couro, entre muitos outros, totalizando 490 indústrias. Em 1977, surge a MOVELSUL, com o nome de MOSTRA DO MOBILIÁRIO. Em 1990 a Primeira EXPOBENTO. Em 1993 – A FIMMA – No ano de 2004 A FIEMA BRASIL.

“Conheça a História do  Nosso Município. Ela é nosso maior Patrimônio Cultural…”