Uma iniciativa dos estudantes da Escola Avaec de Veranópolis, quer ajudar a comunidade a enfrentar o momento de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus. Com o projeto Poemas na Rua, a iniciativa consiste em transmitir poemas de autores brasileiros por meio de um carro de som que passa pelas ruas da cidade. A ideia partiu durante as aulas de literatura da professora Maura Coradin Pandolfo.

Durante o dia, um carro de som passa pelos bairros de Veranópolis e as mensagens, gravadas pelos alunos e seus familiares ecoam pela comunidade. A ação teve início da quinta-feira, 2 de abril. O trabalho mobilizou 150 famílias da comunidade escolar. Durante a montagem do material, nenhum aluno e familiar sabia sobre o objetivo e qual seria o resultado final. Em casa, cada um ficou responsável pela gravação de uma estrofe dos poemas distribuídos pela disciplina. Após a gravação, o áudio foi remetido à escola.

Depois de editado o material, um carro de som começou a percorrer pelas ruas das 17h às 19h. Cada poema era recitado por diversos participantes, o que foi uma surpresa para todos. Nas gravações, é possível escutar vozes de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Foto: Escola Avaec / Divulgação