Números foram divulgados pela secretaria municipal da Saúde nesta terça-feira, 11

A ausência em exames e consultas segue recorrente em Garibaldi. É o que aponta o relatório divulgado pela secretaria municipal da Saúde nesta terça-feira, 11. De acordo com o levantamento, 528 pacientes deixaram de comparecer aos atendimentos agendados, ocasionando prejuízo financeiro e não disponibilizando a oferta das vagas a outros pacientes que aguardam o agendamento. Os número são referentes aos quatro estabelecimentos municipais de Saúde e nas mais diversas especialidades e procedimentos.

De acordo com o relatório, o não comparecimento prejudica os atendimentos nas áreas de clínico geral, ginecologista, pediatra, psiquiatra, dentista, nutricionista, psicóloga, fonoaudióloga, assistente social e enfermeira, além de exames de radiografia, ecografia e mamografia, referentes às Unidades Básicas de Saúde (UBS) Central, Chácaras/Vale dos Pinheiros, São Francisco e Santa Terezinha.

Conforme a secretária municipal da Saúde, Simone Agostini de Moraes, o número registrado em janeiro superou a média mensal do ano passado, quando as ausências giravam em torno de 300 mensais. “As pessoas devem se conscientizar que ao faltar no atendimento estão tirando o lugar de outros pacientes que estão aguardando”, explica.

Todos os meses, o município disponibiliza mais de 3,5 mil consultas médicas, quatro mil com técnicos de enfermagem, fisioterapias, fonoaudiologia, psicologia, assistência social e odontologia. Exames de imagem chegam a 1,2 mil, além do transporte de 700 pacientes para tratamento em outros municípios.

Segundo a pasta, caso os pacientes não consigam comparecer ao agendamento, deve ser realizada a comunicação junto à Unidade de Saúde onde a marcação foi realizada para que outro paciente possa ser atendida e o serviço seja cada vez mais aprimorado.

Números de ausências em consultas e exames registradas em Janeiro

UBS Santa Terezinha: 71
UBS Chácaras: 76
UBS São Francisco: 104
UBS Central: 162
Cates: 67
Centro Odontológico: 35
Exames: 13

Foto: Ana Biondo / Divulgação