A criação de empregos com carteira assinada em Bento Gonçalves teve saldo negativo em fevereiro, com o fechamento de 73 vagas. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) foram divulgados nesta quarta-feira, 27, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões. O saldo no acumulado do ano para a Capital do Vinho permanece positivo com resultado de 6.515 admissões contra 5.407 desligamentos ocorridos. No mês passado, a abertura de novas vagas registrou saldo de 3.450, enquanto o número de demissões alcançou a marca de 3.523.

O aumento no fechamento de postos de trabalho na Capital Nacional do Vinho está diretamente relacionado ao término da safra de uva. Com o fim da colheita, muitos trabalhadores temporários que foram contratados para atuar nos vinhedos e nas vinícolas durante o período da safra acabam perdendo seus empregos. Essa sazonalidade na demanda por mão de obra agrícola é uma característica recorrente na região, e o término da safra representa uma redução significativa nas oportunidades de emprego, afetando diretamente a economia local e gerando um aumento no desemprego.

Em Bento Gonçalves, dos cinco grandes setores da economia, apenas a agropecuária registrou grande retração, com o fechamento de 302 postos de trabalho, confirmando assim a tendência de queda após o término da safra da uva na região.

No município de Garibaldi, o saldo negativo também foi registrado no mês passado. Os números apontam que 137 vagas foram fechadas em fevereiro. Nos primeiros dois meses do ano, a cidade registra maior número de vagas criadas do que fechadas, totalizando um saldo positivo de 310 (2.526 postos abertos e 2.216 fechados).

Números da região indicam mais aberturas de vagas do que fechamentos

Apesar do término da safra de uva, os números na região indicam mais abertura de vagas do que fechamentos. Essa tendência pode ser atribuída a diversos fatores, como a diversificação da economia local, a implementação de políticas de incentivo ao desenvolvimento regional e o surgimento de novas oportunidades de emprego em setores não agrícolas.

Esses dados positivos são promissores e apontam para uma maior estabilidade e prosperidade econômica na região, mesmo após o término da safra de uva.

  • Carlos Barbosa – saldo positivo (301 postos abertos);
  • Caxias do Sul – saldo positivo (2.847 postos abertos);
  • Cotiporã – saldo negativo (109 postos fechados);
  • Farroupilha – saldo positivo (365 postos abertos);
  • Garibaldi – saldo negativo (137 postos fechados);
  • Monte Belo do Sul – saldo negativo (255 postos fechados);
  • Pinto Bandeira – saldo positivo (19 postos abertos);
  • Santa Tereza – saldo negativo (69 postos fechados);
  • Veranópolis – saldo positivo (88 postos abertos);

No país, mais de 300 mil postos de trabalho abertos

O Brasil fechou o mês de fevereiro com saldo positivo de 306.111 empregos com carteira assinada, resultado de 2.249.070 admissões e de 1.942.959 desligamentos.

Os cinco grandes setores da economia registraram saldo positivo em fevereiro. Serviços lidera com 193.127 novos postos de trabalho; seguido pela indústria, 54.448 postos; construção, 35.053 postos; comércio. 19.724 postos; e agropecuária que fechou o mês com saldo de 3.759 postos de trabalho.