A Secretaria Municipal de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas informa à população que o prazo para construção de passeios públicos se encerra no sábado, 31 de dezembro.

Através da Lei nº 2.660, de 29 de setembro de 2011, foi instituído o Programa de Estímulos à Urbanização para construção ou reforma de passeios defronte aos lotes de propriedades particulares, localizadas na área urbana do município, com objetivo de melhorar a infraestrutura urbana, a qualidade de vida e o desenvolvimento da cidadania.

Lei nº 3.935, de 15 de fevereiro de 2022, altera e acrescenta dispositivos na Lei Municipal nº 3.364, de 20 de janeiro de 2017, que “institui o Código de Obras e disciplina a sua aplicação”. Conforme a Lei e suas alterações, os proprietários de terrenos, edificados ou não, públicos ou privados, situados em logradouros que possuam meio-fio, devem pavimentar os passeios e mantê-los em bom estado de conservação, observadas as especificações técnicas da Lei, trazendo muito mais segurança para os munícipes, que deixarão de caminhar nas ruas e garantindo acessibilidade para todos.

Tendo como ponto de referência o prédio do Centro Administrativo Municipal, os proprietários de residências ou estabelecimentos que estão dentro de um raio de 300m (como mostra na terceira imagem), devem providenciar a pavimentação das calçadas até 31 de dezembro. O trecho compreende os seguintes locais:

– Rua Buarque de Macedo, extensão entre as ruas 21 de Abril e Imigrantes;
– Rua Júlio de Castilhos, da rua Carlos Gomes até a rua Pedro Baldasso;
– Toda extensão da rua Dr. Carlos Barbosa;
– Avenida Presidente Kennedy, da avenida Ivo Tramontina até o beco do Francês;
– Rua Rio Branco, da rua Buarque de Macedo até a rua Walter Jobim;
– Rua Assis Brasil, da rua Buarque de Macedo até a rua 15 de Novembro;
– Rua Marechal Floriano Peixoto, da rua Buarque de Macedo até a rua 15 de Novembro;
– Rua Borges de Medeiros, da rua Buarque de Macedo até a rua Walter Jobim;
– Rua Rui Ramos, da rua Buarque de Macedo até a rua 15 de Novembro;
– Rua Presidente Getúlio Vargas, da rua Buarque de Macedo até a rua 15 de Novembro;
-Toda extensão da rua João XXIII.

A prefeitura fornece pó de brita e presta serviços de terraplenagem, visando o preparo do terreno para a construção dos passeios e serviços de detonação, em parceria com o proprietário, conforme a Lei nº 2.660 de 29 de setembro de 2011.

Até o momento, 100 protocolos foram abertos solicitando auxílio do Município e cerca de 3.500m² de passeios públicos já foram construídos em parceria com os moradores. Além disso, a Administração Municipal também providenciou a construção de calçadas em terrenos de propriedade municipal, que se encontram dentro do raio de 300m, totalizando em torno de 1.500m².

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3433-2921.

Fonte: Assessoria de Comunicação