Contribuintes interessados em quitar em parcela única o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2020 podem alcançar desconto de 7% no valor total, caso seja realizado o pagamento até a quinta-feira, 20. Outra possibilidade apontada pela secretaria municipal de Finanças é o parcelamento do imposto em até quatro vezes com vencimentos nos dias 16 de março (1ª parcela), 15 de maio (2ª parcela), 15 de julho (3ª parcela) e 15 de setembro (4ª parcela).

Quem não recebeu o carnê físico em casa, poderá realizar a impressão do boleto pela internet, acessando o site da prefeitura aqui. Para realizar o procedimento, é necessário ter o número de cadastro do imóvel ou inscrição cadastral, encontrados em carnês ou boletos de anos anteriores ou CPF. Caso o contribuinte não conseguir realizar a impressão, é necessário contatar a secretaria pelo fone 3055-7118.

O pagamento do IPTU de Bento Gonçalves poder ser realizado nas agências bancárias, lotéricas ou pela internet. De acordo com a pasta municipal, foram 72 mil carnês emitidos pela prefeitura.

Contribuição espontânea para o Consepro

Anexado ao carne do IPTU, uma guia no valor de R$ 15 foi anexada para contribuição espontânea ao Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro). O pagamento, segundo a pasta não é obrigatório, pois trata-se de uma colaboração, que fica à escolha do contribuinte pagar ou não.

Em 2019, o chamamento para que o bento-gonçalvense contribuísse de forma espontânea com as causas da segurança da cidade resultou em R$ 28,6 mil extras a conta do Consepro. De acordo com a entidade, os recursos angariados serão destinados às forças policiais para atender demandas e financiar o trabalho dos órgãos, conforme as necessidades mais urgentes.