Obras de Totem Turístico devem iniciar ainda neste ano

Desde a criação do Vale dos Vinhedos, se passaram 25 anos. Com o tempo, adveio a estruturação, fomento aos negócios e o crescimento vertiginoso do roteiro, principalmente no número de visitantes. Agora, comunidade e turistas serão agraciados com um Totem Turístico para demarcar o acesso à Rota pela RS 444. As obras devem iniciar ainda neste ano.

A proximidade com a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), que conta com um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), proporcionará àquele que por lá passar que busque informações complementares sobre o distrito, além de ter acesso a banheiros, água e área para descanso.

A execução será possível por recursos do Governo Federal, por meio de emenda parlamentar do deputado Pedro Westphalen (de R$ 250 mil), com empenho do vereador Volnei Christofoli e do presidente do Conselho Superior da Aprovale, Márcio Brandelli.

Sob modalidade “impositiva” (possui prazo de pagamento), o valor deverá ser utilizado pela Prefeitura de Bento Gonçalves na construção do atrativo, cujo projeto arquitetônico foi elaborado pela arquiteta e urbanista do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb) Lisiane Poletto. Após isso, será aberto um processo licitatório.

O presidente da Associação, Jones Valduga, destaca que a proposta traz um conceito moderno, mas sem deixar de remeter ao trabalho do agricultor. “O projeto foi baseado nos associados, nas parreiras, uvas, pedras, reportando a ideia do basalto trazido pelos imigrantes”, cita.

Presidente da Associação, Jones Valduga

Sob orientações do DAER, que não permite edificações em áreas de domínio de segurança de motoristas e de pedestres, o pórtico, inicialmente pensado, foi transformado em totem.

A atração medirá terá 7m X 5,5m e prevê iluminação em LED, calçamento, recuo para parada de veículos, possibilitado que o visitante estacione com segurança para fotografar no local e consultar o mapa instalado junto ao totem. “A ideia é que essas fotos rodem o mundo e, consequentemente, seja um ponto atrativo que identifique onde as pessoas estão: em Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos”, enfatiza o vereador Volnei Christofoli.

Em 2019, o Vale dos Vinhedos recebeu cerca de 500 mil visitantes, um aumento de 9% em relação ao ano anterior.

Fotos: Franciele Zanon