Os contribuintes bento-gonçalvenses que optarem pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Taxa de Coleta e Remoção de Lixo (TCL) em cota única até o dia 27 de janeiro terão desconto de 10% no valor. A informação foi divulgada pela Secretaria de Finanças do município. Quem optar pagar o valor de uma só vez até o dia 20 de fevereiro, se beneficiará do desconto de 7% no valor total.

Neste ano, a Prefeitura de Bento Gonçalves, disponibilizou um canal online para o recebimento dos carnês, via e-mail. Sendo assim, o contribuinte que optou por essa opção, receberá o link para acesso ao carnê virtual. Para realizar a impressão do boleto via internet, deve acessar o site da Prefeitura. É necessário ter o número de cadastro do imóvel ou matrícula do IPTU, encontrados em carnês ou boletos de anos anteriores. De acordo com a pasta, o documento físico será entregue nas próximas semanas. A expectativa é de que sejam distribuídos cerca de 77 mil carnês.

Em 2020, os moradores de Bento Gonçalves terão reajuste de 7,3%  no IPTU neste ano. O aumento é calculado através do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O IPTU também pode ser pago em quatro parcelas com os seguintes vencimentos:

1ª Parcela: até 16 de março de 2020;
2ª Parcela: até 15 de maio de 2020;
3ª Parcela: até 15 de julho de 2020;
4ª Parcela: até 15 de setembro de 2020.

O IPTU é calculado sobre o valor venal (estimativa da prefeitura sobre o preço) do imóvel, à base de alíquotas diferentes de acordo com o uso (residencial, não residencial ou territorial). A Taxa de Coleta de Lixo, por sua vez, é cotada de acordo com o tipo de uso do imóvel, a metragem de área construída e a quantidade semanal de coletas.

Foto: Reprodução