As aulas na rede estadual de ensino para o ano que vem já têm data definida para iniciar: 21 de fevereiro. A informação foi publicada em portaria do Governo do Rio Grande do Sul e está em edição no Diário Oficial. Segundo as informações, o encerramento das atividades escolares ocorre em 16 de dezembro. Já as férias estão previstas para acontecer entre os dias 25 e 31 de julho.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, de 14 a 18 de fevereiro, os profissionais deverão participar das chamadas jornadas pedagógicas, que incluem atividades de orientação e formação para as equipes das escolas.

Conforme a portaria, o ano letivo de 2022 será dividido em quatro bimestres. Esse formato permitirá que o planejamento e as intervenções pedagógicas tenham um melhor acompanhamento e, consequentemente, maior efetividade.

Cargas horárias

Para o ensino fundamental – anos inicias, serão 800 horas de carga horária. Já para os anos finais, estão previstas 833 horas. No ensino médio diurno e noturno, mil horas e nas escolas de tempo integral, a carga horária é de 1,4 mil. Para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Curso Normal Aproveitamento de Estudos, a exigência é de que sejam cumpridas 400 horas.