O empresário do setor de transporte e líder comunitário afirma que conquistou mais coisas do que imagina ter, e é muito grato pelas conquistas. “O município ensinou que sempre devemos buscar nossos objetivos, com espírito de vencedor, fé e dedicação, assim, conseguimos prosperar”, acredita Giladi.

Lideranças e Poder Público

As lideranças Regionais precisam ter posicionamentos claros e objetivos, serem corajosas em prol do que nos fará crescer como sociedade e sermos melhores. O Poder Público, seja ele representado pelo Prefeito ou Presidente da Câmara, eles possuem sentimentos adequados de construção coletiva, ou seja, desprovidos de vaidades, abertos ao diálogo e às demandas que a nossa sociedade entender necessárias. É importantíssimo as boas relações com os poderes constituídos, para que possamos não causar prejuízo ao desenvolvimento da nossa região. O Poder Público Estadual causa preocupação, uma vez que o Estado teve os piores índices econômicos e de desenvolvimento no último ano. Algumas situações em decorrer da pandemia foram equivocadas, causando sérios prejuízos econômicos e sociais que vão demorar muito tempo para que se consiga um equilíbrio. Por outro lado, tem a parte positiva, com os movimentos de privatizações de empresas historicamente deficitárias, e que logo adiante começarão a pagar seus impostos, como todas as empresas bem geridas do nosso Estado.

Dificuldades na nova fase de desenvolvimento 

Encontro dificuldades na agilidade que a iniciativa privada espera, mas não tem do setor público. Há exemplo do que acontece com o estudo de concessão das rodovias Estaduais, RS 122, RS 446 e RS 453. Faz três anos que participamos de reuniões junto à Secretaria Especial de Parceria Público- Privada para agilizar esse processo, e se tudo ocorrer bem, só teremos a assinatura em maio de 2022, ou seja, quatro anos para fazer um estudo e formatar a concessão. Essa morosidade causa um prejuízo enorme.

Sonhos que alimenta

Tenho um sentimento de gratidão tão grande, que conquistei mais coisas do que imaginava ter, seja na questão familiar ou empresarial, onde tenho uma empresa que é líder no seu segmento. É obvio que sempre trabalhamos para adequar as demandas que o mercado exige, com novas tecnologias e ao que os clientes precisam. Como liderança, me sinto muito realizado com os patamares que já conquistei, e que jamais imaginei. Nunca pensei que seria empresário e que um dia seria o presidente do CIC, e agora com o CICS Serra, que compõe 16 municípios. É uma realização plena, mas fortalecida. Sou muito realizado e não tenho grandes ambições.

Bento próspera

Nossa cidade é exemplo para o Brasil, mas é evidente que temos muitas coisas para melhorar.  Acredito que precisamos equacionar melhor a qualidade dos nossos bairros, com uma infraestrutura mais adequada, um regramento de amplitude melhor. Estaremos assim, cuidando que nosso município não tenha bolsões de comunidades irregulares e de casas mal cuidadas. Precisamos de uma atenção muito especial com os bairros, principalmente o Municipal, Eucaliptos, Novo Futuro, Tancredo Neves e Juventude. Manter um local bem adequado para todos.

Bento + 20

É um movimento para quem quer somar e contribuir com a região. É de extrema importância por não ser um projeto de governo, e sim de município. Entendo que ele deva ter movimentos de forma civil organizada. O Poder Público pode contribuir com participação de secretários no processo de implementação das ideias que surgem, com local para o Bento +20 atuar. Estando muito bem engajado nos movimentos, aberto às proposições, teremos uma evolução fantástica no município e na região. Confio muito no movimento para atingir a cidade que tanto almejamos em termos de tecnologia, mas que não se perca a qualidade de vida nem as relações pessoais. Tudo pode passar por uma restruturação mais forte de forma financeira, com um suporte que possa fazer com que seja possível, por exemplo, a contratação de um executivo, uma secretária e pessoas que no dia a dia vão tocar os projetos. Tendo uma estrutura e um suporte financeiro, trazendo robustez ao Bento +20, teremos mais agilidade na implementação dos projetos.

As Lideranças de Bento

Acredito que a cidade tem uma bela construção coletiva entre as lideranças. Em Bento há muita união quando se abraça algum projeto da nossa região, seja na área de saúde, eventos, ou em relação a Fundaparque e Fenavinho. É positiva a união, mas claro que sempre podemos melhorar, pois com a participação de mais lideranças, sairemos fortalecidos. Quanto mais líderes tivermos em um grupo que pense o nosso município, mais sucesso e resultados positivos teremos.

Ensinamentos de Bento

 O município ensinou que sempre devemos buscar nossos objetivos, com espírito de vencedor, fé e dedicação, conseguimos prosperar. Aprendi que precisamos de resiliência e trabalho para vencer. Tenho uma grande gratidão por essa região, e o que temos que fazer é nunca deixar que os outros tomem a decisão pela gente.  Contribuo com a cidade com as minhas ideias e sugestões, com uma visão de cidade melhor. Algumas decisões que deixamos para os outros, nos levam a lugares ruins. Se quisermos ser críticos e dar opinião, precisamos nos apresentar ao trabalho, de peito aberto e sem intenções secundárias para que possamos fazer de Bento, um local sempre melhor para se viver.

Empresas de Bento e as dificuldades

As empresas expressivas têm uma caraterística de serem tão solidas que, mesmo com a pandemia, poucas tiveram dificuldades ao ponto de fechar as portas. A maioria são empresas bem geridas, sólidas financeiramente e que estão conseguindo ultrapassar esse momento crítico, inclusive com melhorias e crescimento. O Brasil está com uma economia aquecida, apesar das paralisações, estamos vendo que ela está muito dinâmica.  Isso reflete na indústria e no serviço de transporte, por exemplo. Gosto de frisar que Bento e região têm algo muito importante para qualquer parque fabril, que é o setor logístico. Temos um leque de transportadoras que atendem todo o Brasil, inclusive em regiões de difícil acesso. É fruto dos empresários, do empreendedorismo, que através das transportadoras, e hoje somos quinta, todas com solidez, e com qualidade de trabalho para a indústria. Bento, no quisto logístico, é muito privilegiada e tenho uma visão muito otimista do ritmo econômico da nossa região.