Futuro chefe do Executivo de Bento, eleito no último dia 15, já começou o processo de transição e a montagem do secretariado. Diogo Siqueira garantiu que o atual prefeito, Guilherme Pasin, tem lugar assegurado no governo

Para o ex-secretário da Saúde de Bento Gonçalves, ex-prefeito de Santa Tereza por dois mandatos e ex-presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), o catarinense de Joaçaba, Diogo Segabinazzi Siqueira, o ritmo da campanha eleitoral que terminou com sua eleição para a Prefeitura da Capital Nacional do Vinho, ainda não arrefeceu. “Ainda estou na pilha, não consegui desligar”, disse o futuro mandatário em visita nesta quinta, 19, ao Sistema S de Comunicação – Jornal Semanário, Rádio Rainha e Semanário Online – ao lado do prefeito Guilherme Pasin, que entra na reta final do seu segundo mandato. Ambos foram recebidos pelo diretor da empresa, Henrique Alfredo Caprara, que parabenizou Siqueira pela eleição.

Em entrevista para a Rádio Rainha, o futuro prefeito, que assume em 1º de janeiro, disse que já deu início ao processo de transição e que também começou a articular a montagem do seu grupo de secretários. “Já estamos trabalhando. A eleição acabou, saímos vencedores, mas de agora em diante e mais do que nunca temos como meta governar para todos. E é isso que a gente vai fazer. Definimos nossa linha de ação seguindo o que foi o governo do prefeito Pasin, de honestidade e trabalho correto. Sobre os secretários, estamos conversando”, disse, sem revelar detalhes.

Prefeito eleito, Diogo Siqueira, com Henrique Alfredo Caprara, diretor do Sistema S de Comunicação, e o prefeito Guilherme Pasin: visita ao Jornal Semanário e Rádio Rainha

Diogo também não falou se planeja reduzir, ampliar ou aglutinar secretarias. Mas assegurou racionalidade na montagem do seu primeiro escalão de assessoramento lembrando que “nem sempre trabalhar com menos significa economia”. Prometeu respeito ao dinheiro público, cuidado na execução das ações diárias e foco no que disse que serão suas prioridades. Provocado a citar duas, não vacilou: Saúde e modernização da gestão. “Não tem como não ser, saúde, por razões óbvias! E dar sequência ao trabalho de melhoramento dos serviços e da gestão. Nos últimos quatro anos evoluímos bastante, por exemplo no sistema eletrônico, e precisamos fazer com que as pessoas também percebam resultados neste sistema mais moderno”, destacou.

Sobre o atual prefeito, Guilherme Pasin, fazer parte de seu governo, Siqueira revelou que já cogitou a hipótese, insistentemente, até. “Já convidei ele umas 10 vezes, pode escolher a secretaria, mas a resposta foi sempre a mesma”, comentou. O governante em final de mandato reagiu, com bom humor. “Agradeço o convite mas a minha função será a de aconselhar o prefeito Diogo no que ele julgar necessário. Mas ele precisará governar o município junto com o Amarildo (Lucatelli, eleito vice) e fazer a sua gestão e dar identidade ao seu governo”, enfatizou.

Sobre o que a comunidade deve esperar do seu governo, o prefeito eleito reforçou o que já havia declarado ainda na festa da vitória, domingo à noite. “Vamos trabalhar muito, com dedicação, para atingir o nosso objetivo na política que é fazer o bem para todos, para a sociedade, de forma indistinta”, prometeu.