Chuva intensa, aliada a rajadas de vento deverão ser sentidos na Serra Gaúcha nesta terça-feira, 7 de julho. Os fenômenos são provocados por um ciclone extratropical que deve atingir o Rio Grande do Sul ainda hoje. A meteorologia estima que os ventos poderão ultrapassar os 70 km/h, a partir da tarde de hoje.

Apesar dos alertas emitidos pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o fenômeno não será igual ao ciclone-bomba que atingiu parte do estado e Santa Catarina. No entanto, as pessoas precisam redobrar a atenção, principalmente pelas rajadas de vento.

O fenômeno ocorre devido a uma área de baixa pressão que se forma no sul do Paraguai e se desloca rumo à costa, criando o ciclone. De acordo com a meteorologia, há previsão de volumes expressivos de chuva que poderão ultrapassar os 100 milímetros em algumas regiões. Há riscos, mais uma vez, de alagamentos, cheias de rios e deslizamentos em algumas áreas mais vulneráveis da Serra Gaúcha.

Em Bento Gonçalves, os termômetros deverão ficar entre 10ºC e 17ºC. O céu permanece fechado, com predomínio da chuva e da nebulosidade. A previsão estima ainda que os ventos fortes devam seguir até a quarta-feira, 8 de julho e as temperaturas continuem baixas. Na quinta-feira, 9 de julho, o tempo volta a ficar seco e o frio ganha força em toda a região.