A Editora da Universidade de Caxias do Sul – Educs lança, na próxima terça-feira, 3 de julho, dois novos títulos na área da História e Imigração: “Escolas italianas no Rio Grande do Sul: pesquisa e documentos”, de autoria de Gelson Leonardo Rech e Terciane Ângela Luchese e “Escolarização, cultura e instituições: escolas étnicas italianas em terras brasileiras”, de Terciane Ângela Luchese.

O lançamento ocorre a partir das 16 horas, no saguão da Reitoria, no Bloco A do Campus-Sede.

“Escolas italianas no Rio Grande do Sul: pesquisa e docu­mentos” reúne três movimentos interligados: narra uma his­tória das escolas italianas no Rio Grande do Sul, apre­sen­ta uma reflexão metodológica e transcreve do­cu­men­tos pri­mários. No conjunto, deseja contribuir com os es­tudos em História da Educação.

Já a obra “Escolarização, culturas e instituições: escolas étnicas italianas em terras brasileiras” resulta de olhares investigativos diversificados para a história das escolas italianas, marcadamente étnicas, existentes em diferentes estados brasileiros. São pesquisas que perscrutam a cultura material, os modos de organizar a escola, as práticas e os sujeitos que conviveram em seu interior. São singularidades da história da educação brasileira aqui postas em foco.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação