A quinta sessão do Projeto Cine Ciência apresenta na Fundação Casa das Artes, segunda-feira, 26, o espisódio “O clima esquenta na Terra” do Talkshow “Bill Nye Saves the World”

 

O Projeto “Cine Ciência”, iniciado em 2018 por iniciativa de acadêmicos do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UERGS, tem como objetivo central promover a discussão de temas científicos de uma forma atraente para o público geral, a partir da exibição de filmes e episódios de séries, unindo ciência à arte do cinema. “Foi uma iniciativa rara e elogiável, a qual demonstra que os jovens querem aprender mais, mas em ambientes e contextos diversos da usual sala de aula e giz na lousa”, comenta o professor e coordenador do projeto, Guilherme Cañete Vebber.
Já foram realizadas quatro sessões no primeiro semestre de 2019, três no auditório da Fundação Casa das Artes e uma no Sesc, com um público total de 200 pessoas, aproximadamente. Para o segundo semestre, estão programadas mais cinco sessões. Todas englobam a apresentação de um filme ou episódio de série seguido de uma palestra ou debate sobre o tema com o público presente, mediado por um professor da UERGS ou especialista convidado, escolhido conforme proximidade de sua formação com os aspectos científicos retratados pelo filme.
São escolhidos filmes e séries que abordem temas atuais, relevantes e polêmicos, provocando questionamentos da plateia e promovendo a educação científica a partir de uma perspectiva cultural. O público-alvo são estudantes de Ensino Médio e Superior, de instituições públicas de ensino de Bento Gonçalves e região, mas os eventos são abertos ao público geral. “Este projeto busca resgatar na sociedade, sobretudo em jovens com potencial para pesquisadores e engenheiros, o interesse científico e tecnológico, aproximando-os da universidade”, revela Vebber.
Alguns dos temas planejados para este segundo semestre são: aquecimento global (realidade ou mito, evidências científicas), terremotos na terra e no Brasil (lembrando os recentes casos de abalo sísmico na Serra Gaúcha); alergias (reflexão sobre o recente aumento de alergias alimentares, como ao glúten, à lactose e à proteína do leite); medicamentos (os riscos do uso crescente por estudantes e atletas para melhorar o rendimento) e sustentabilidade (a agropecuária intensiva e o esgotamento dos recursos naturais). “Por exemplo, a próxima sessão levantará controvérsias sobre o aquecimento global, visando esclarecer se isso é mito ou verdade, um tema bem atual que gerou polêmica há poucas semanas após declarações de um chanceler brasileiro”, esclarece o professor.
O projeto, que tem o intuito de ampliar questões relacionadas ao curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, evidencia o filme como um meio de ensino multimídia que possibilita conduzir os trabalhos para uma percepção crítica dentro do processo de aprendizagem dos conteúdos abordados. “Percebo que ainda há pouca compreensão geral sobre o curso e a área de Bioprocessos e Biotecnologia. Apesar de fundamental em recentes avanços científicos e inovações tecnológicas, como nas áreas de Biologia Molecular e Engenharia Genética, no Brasil infelizmente subestimamos a importância da educação, da ciência e do desenvolvimento tecnológico como valores básicos para o crescimento econômico e a qualidade de vida”, lembra Vebber.
A partir da popularização das plataformas de streaming, pensou-se na possibilidade de aprender nos horários de lazer. Assim abre-se um diálogo ilustrativo em que matérias como Educação Ambiental, Biotecnologia e Física trazem exemplos de que o Cinema permite o acesso a partir de uma ótica compreensível para quem seja leigo no assunto.

 

Serviço:

O que: Cine Ciência
“O clima esquenta na Terra”, primeiro episódio do Talkshow “Bill Nye Saves the World”

Data: 26 de agosto

Horário: 8h30min

Local: Sala de Cinema da Fundação Casa das Artes (R. Herny Hugo Dreher, 127 – Planalto, Bento Gonçalves)