A Biblioteca Pública Castro Alves celebra nesta terça-feira, 20, 79 anos de sua inauguração. De lá para cá, o espaço se tornou um espaço gerador de cultura, arte e cidadania difundindo os bens e serviços que asseguram e promovem o acesso à comunidade. Ao longo deste tempo, atua tanto na preservação do acervo, quanto na modernização de seu espaço atendendo as demandas advindas das tecnologias de informação e comunicação – como, por exemplo, possui uma sala de telecentro, com computadores com acesso gratuito à internet. Ainda, neste ano, foi contemplada pelo Ministério da Cultura para implantar uma Biblioteca Digital, na qual possuirá um acervo com mais de 10 mil livros digitais.

A bibliotecária Paula Gautério destaca que intervenções que estão sendo realizadas no espaço interno do prédio. “Atualmente fizemos mudanças internas com o intuito de melhor atender ao público, lembrando que a Biblioteca é um ambiente dinâmico de construção do conhecimento e incentivo à leitura, um lugar de encontros, de trocas de experiências. Por isso, é necessário proporcionar uma interação maior com o público que integra o universo das bibliotecas”, explica

No local, os visitantes também podem participar de momentos como a contação de histórias para as crianças. Além disso, a biblioteca premia o usuário mais assíduo com um kit de livros e CDs patrocinados pelo Fundo Municipal de Cultura. Neste período de comemorações, o local aposta na criatividade dos escritores e ilustradores de Bento Gonçalves para deixarem suas mensagens ou desenhos no mural interativo que compõem a recepção.

Foto: Divulgação/Biblioteca Pública Castro Alves