Está certo que, até o momento, Wanderlei Luxemburgo não ganhou nada no Grêmio. Porém, em uma coisa o “pofexô” tem razão: uma modalidade esportiva não vai para frente se não tiver um projeto. Os clubes esportivos de Bento Gonçalves, na sua maioria, estão atrasados em relação a isso.

Está mais do que na hora dos clubes pararem de ficar passando a sacolinha atrás de recursos nas empresas sem que um projeto fundamentado e, principalmente, amparado pela Lei de Incentivo ao Esporte seja apresentado. Dinheiro não cai do céu e o empresariado está disposto a ajudar, desde que seja dentro da forma que a legislação lhe dá algum respaldo.

Olhem o exemplo do Farrapos Rugby, que conseguiu mais de R$ 200 mil através de projetos feitos em parceria com a prefeitura. Está mais do que na hora de pararem com a choradeira anual e trabalharem de uma maneira mais profissional, contratando alguém que entenda do riscado.

Perguntar não ofende

Alguém acredita que Grêmio e Internacional, com os times que têm, possam disputar o título do Campeonato Brasileiro deste ano?

Copinha terá mudanças

A Copa Federação Gaúcha de Futebol, que este ano levará o nome de Willy Sanvitto (ex-presidente do Juventude), terá mudanças em seu regulamento. Na sede da FGF, o presidente Francisco Noveletto anunciou que o campeão não disputará, automaticamente, a Série D do Brasileirão, mas garantirá uma vaga na Copa do Brasil. Para jogar o campeonato nacional, o campeão terá de vencer o Campeão do Interior do Gauchão (em sistema eliminatório de dois jogos). As três chaves da Copinha serão mantidas. Os vencedores das regiões Metropolitana, Serra e Metade Sul enfrentam em um quadrangular o campeão de outro torneio a ser criado pela FGF. Esse torneio ocorrerá paralelamente a Willy Sanvitto, em formato semelhante à Copa do Brasil.

Oportunidade olímpica

O secretário de Esportes, Gustavo Sperotto, esteve no Rio de Janeiro visitando o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) na semana passada e conversou com o diretor executivo Marcus Vinícius Freire. O objetivo é inscrever Bento como uma das cidades que receberão as delegações olímpicas. As modalidades de tiro e arco e flecha, por exemplo, podem ter o Clube Caça e Pesca como local de aclimatação.

Distrital de campo tem reunião

Na terça-feira, 28, acontece a primeira reunião para discutir como será o Campeonato Distrital de futebol de campo.  Os representantes das equipes interessadas devem comparecer às 19h no Ginásio Municipal de Esportes. A Secretaria de Esportes quer ouvir o que os clubes desejam para a competição e, desde já, anunciar algumas alterações que devem ocorrer no campeonato. A mais esperada delas é o fim da fusão entre clubes para a disputa do torneio.

Libertadores

A Malharia Universal terá que vencer por três gols de diferença o Linha Brasil, se quiser chegar às semifinais. Vai ter que jogar muito. Já o Rosário está tranquilo para seguir em frente rumo às finais da Libertadores.