Identidade, marca, imagem e reputação foram conceitos abordados nessa segunda-feira, 11 de agosto, em palestra almoço no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG), numa ação conjunta com a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom). A diretora do Reputation Institute no Brasil, Ana Luisa de Castro Almeida, falou sobre “Reputação, a chave para o crescimento das empresas” para lideranças de todos os setores produtivos. O evento abriu a 1ª Semana do Empreendedorismo no município, em parceria com a Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

“Atualmente, as empresas estão muito preocupadas com sua reputação”, afirma Ana Luisa. Segundo a palestrante, a imagem e a reputação são hoje também rapidamente destruídas, e isso vai depender de como uma crise será gerenciada pela organização. “Com um clique as pessoas podem influenciar no seu negócio”, salienta.

De acordo com Ana Luisa, atualmente existem no mercado marcas muito forte, mas que a reputação é fraca. “Imagem é um take de um filme e a reputação é o filme completo”, exemplifica. Além disso, ela mencionou que as empresas buscam ser inovadoras, competitivas, sustentáveis, com qualidade e tecnologia. “Empresas buscam estar na mente e no coração das pessoas, buscando serem os preferidos de seus públicos de interesse”, destaca.

Concluindo, a reputação é considerada um vínculo emocional que se traduz no grau de respeito, admiração, confiança e estima, e esse vínculo é dado pela percepção de cada pessoa. “As percepções são criadas a partir de símbolos e interpretações. A reputação é uma representação coletiva, a somatória das diferentes percepções sobre um país, cidade, empresa ou pessoa”, frisa Ana Luisa.

Fonte: Conceitocom Brasil