Na segunda-feira, 3 de junho, a Comissão Organizadora da 34ª Feira do Livro de Bento Gonçalves anunciou, em um encontro com o prefeito Guilherme Pasin, o escritor e doutor em Letras, Douglas Ceccagno, como escritor homenageado do evento.

Ceccagno ficou honrado pelo reconhecimento. “Essa foi uma surpresa muito boa. Isso não é apenas uma homenagem pessoal, é uma responsabilidade de difundir e proporcionar o encantamento da literatura”, ressaltou.

O secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, salientou o papel do escritor homenageado durante o evento. “Estamos felizes por ter aceitado o nosso convite. Que você transmita não apenas seu conhecimento, mas toda sua bagagem cultural e história para os estudantes e a comunidade em geral”, pontuou.

O prefeito Guilherme Pasin destacou a valorização da produção local. “Esse é um momento em que a cidade aplaude e homenageia as pessoas que são daqui. Estamos aqui para proporcionar a cultura, muito mais do que em um livro. Precisamos consumir cultura para sonhar os nossos sonhos, e com certeza, através de exemplos como esse, nossos alunos e a população como um todo, poderão se espelhar para buscar os seus também”, frisou.

Estiveram presentes a secretária adjunta de Educação, Adriane Zorzi, o gerente do Fecomércio RS/Sesc, Jacques Fachinelli, coordenador da 16ª CRE, Leonir Razador, e integrante da Coordenadoria, Neiva Morello Michelin, a bibliotecária da Biblioteca Pública Castro Alves, Paula Porto e a assessora pedagógica da Secretaria de Educação, Marli Marangoni.

O tema da 34ª Feira do Livro é “O livro como espaço de interlocução entre múltiplas vozes socioculturais” e tem como slogan “O livro em todos os sentidos”. O evento ocorre de 2 a 13 de outubro, na Via Del Vino. Em breve, serão divulgados o patrono e a programação completa.

Sobre o autor

Douglas Ceccagno nasceu em Farroupilha e cresceu em Bento Gonçalves. É graduado em Letras de língua portuguesa e inglesa, mestre em Letras pela Universidade de Caxias do Sul e doutor em Teoria da Literatura pela PUC-RS, com estágio doutoral na Université Paris 3 – Sorbonne Nouvelle. Leciona literaturas de língua inglesa no curso de Letras – Inglês e disciplinas de língua portuguesa para diversos cursos de graduação da UCS. Também atua no mestrado em Letras e Cultura, com projeto de pesquisa sobre literatura e imaginário.

Começou a publicar poemas em jornais em 1996. Em 2006, participa do grupo Neblina e da antologia Calendário. Seu primeiro volume individual de poesia, Rábula, é publicado em 2015 pela wwlivros. Em 2018, lança o livro de contos Ópera subterrânea, financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves e editado pela Metamorfose.

Também é autor de uma comédia e de diversos poemas, contos e canções inéditos. Já publicou textos de opinião em jornais, poemas em antologias de concursos literários e artigos em revistas de estudos de literatura.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto:  Arquivo Pessoal