Evento alusivo ao Dia Nacional da Doação de Órgãos será realizado na Rua Coberta, no São Bento, a partir das 14h

Dia 27 de setembro é considerado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Nesse mês, diversas campanhas são realizadas em todo Brasil buscando conscientizar as pessoas sobre a importância de serem doadores de órgãos. Essas campanhas são geralmente promovidas pela sociedade civil organizada, ongs e pelos hospitais. Comprometidos com essa causa, a BPW (Business Professional Women – Organização de Mulheres de Negócios e Profissionais), núcleo de Bento Gonçalves, juntamente com o Hospital Tacchini, está promovendo o evento Doando Vida, que será realizado no sábado, 29, das 14h às 19h na Rua Coberta, bairro São Bento.

No Brasil, dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) apontam para que o número de doadores efetivos – aqueles que realmente doaram órgãos – é ainda muito menor que o número de doadores potenciais, ou seja, aqueles que poderiam doar. Só no estado de São Paulo, em 2012, 590 pessoas tiveram seus órgãos retirados para transplante, apesar de terem sido registrados quase 2000 pessoas com morte cerebral, sendo essas possíveis doadoras.

Vários são os motivos que explicam essa situação. Muitas pessoas suspeitam da doação ilegal ou do tráfico de órgãos; algumas não confiam que as equipes médicas tenham feito tudo para salvar a vida do ente querido, e supõem que haja conflito de interesses em relação à doação de órgãos. A falta de informação sobre os procedimentos rigorosos e regulamentados adotados no Brasil, através do Ministério da Saúde, para a doação de órgãos, talvez seja uma causa importante para a recusa em ser doador.

Considerando que a doação de órgão depende da concordância da família, muitas decidem não doar por motivos éticos e religiosos. Nesses casos a conscientização é necessária, pois muitas pessoas que recusam-se a doar órgãos, ao serem questionadas , reconhecem que gostariam de receber, caso precisassem.

Segundo os organizadores, é preciso aproveitar o mês de setembro e rediscutir essa questão tão importante, chamando para o debate toda a sociedade. Diversos apoiadores estão auxiliando para que esse seja um momento especial, onde a comunidade de Bento Gonçalves estará reunida para discutir, conscientizar e conversar sobre a doação de órgãos, à luz de muitas atrações como desfile de jóias e bolsas, teatro, mateada, distribuição de pipoca, algodão doce, food truck, música e feira de produtos.