A Secretaria da Cultura e da Secretaria de Educação em parceria com o Movimento Negro Raízes, Sociedade Educativa e Cultural 20 de Novembro, Neabi (IFRS), Akara, Museu do Imigrante e Fundação Casa das Artes, estabelecem novembro como o Mês da Consciência Negra 2019 de Bento Gonçalves. Serão feitas diversas atividades sociais culturais sob o slogan “Todas as Nossas Cores”, trazendo uma mensagem social, dentro do contexto elencado por valores como respeito, dignidade e igualdade.

De acordo com o secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, “antes nós tínhamos uma semana dedicada ao assunto. Porém, juntamente com as entidades representativas do município, entendemos que uma data como 20 de novembro precisa de uma abrangência maior, visto que o preconceito racial é um fator muito grave na nossa sociedade. Dessa forma, estabelecemos o mês de novembro como o Mês da Consciência Negra para abranger uma série de atividades que possam levar a reflexão do papel do negro na história, na cultura e vida humana”.

Historicamente, em 20 de novembro de 1695, Zumbi dos Palmares, liderança negra que lutou contra a escravidão, foi assassinado durante conflito entre colonos e quilombolas, na região hoje conhecida como Serra da Barriga, atualmente localizada e pertencente ao município de União dos Palmares no estado de Alagoas. À época do Quilombo dos Palmares, a Serra da Barriga fazia parte da Capitania de Pernambuco. Foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1986.

A data em referência é para todo o cidadão brasileiro refletir o quanto negros e negras sofreram no período escravocrata e também para lembrar dos guerreiros e guerreiras que surgiram diante de tamanhas opressões. O Brasil foi a última nação a abolir a escravidão na América Latina, e mesmo ela tendo ocorrido de maneira formal em 13 de maio de 1888, a luta por liberdade e pelos direitos mínimos sempre fizeram parte da população negra.

Vale lembrar que o IBGE aponta que 54,9% dos brasileiros são formados por pessoas de descendência Negra, bem como, que preconceito é crime e que a cor da pele não torna um ser humano melhor que o outro.

Programação:

04 de novembro de 2019 – 18h
Abertura oficial do evento
Hall de entrada da Fundação Casa das Artes

04 a 30 de novembro de 2019 – Abertura no dia 07 de novembro – 10h
Exposição AFROARTE – Hall de entrada da Fundação Casa das Artes
Parceiros: AAPLASG, Mauri Menegotto e NEABI

07, 08, 09 e 10 de novembro de 2019
4ª Mostra de Capoeira Angola & Saberes Populares
Evento do Fundo Municipal de Cultura
Salão de Atos – IFRS, Praça Via del Vino, Sesc Bento Gonçalves, Praça Ismar Scussel, Fundação Casa das Artes, Africanamente Bento Gonçalves, Praça Cristo Rei

09 de novembro de 2019
Café com Memória – Histórias de Vidas Negras – 09h30min
Sala de Espelhos da Fundação Casa das Artes

16 de novembro de 2019
1º Encontro de Kimbandeiros de Bento Gonçalves – 19h30min
Rua Coberta

17 de novembro de 2019
Roda aberta de Capoeira – 16h
Praça Achyles Mincarone

18 de novembro a 16 de dezembro de 2019
Abertura no dia 18 de novembro – 19h30min
Exposição Sociedade 20 de Novembro: Uma História de Lutas
Museu do Imigrante

19 de novembro de 2019 – 19h
Palestra: Trajetórias e Conquistas do Povo Negro no Brasil
Salão de Atos do IFRS Campus Bento Gonçalves
Palestrantes: Tiago Martins da Silva Goulart, Aline Santos Oliveira e Tainah Mota do Nascimento.

20 de novembro de 2019 – 19h
Dança dos Orixás
Praça Via Del Vino

21 de novembro de 2019 –  19h 
Diáspora Haitiana em Bento Gonçalves – Vivências e Desafios
Salão de Atos – IFRS

24 de novembro de 2019 – 13h30min
Maratona Urbana
Evento do Fundo Municipal de Cultura
Bairro Eucaliptos
Parceiro: Nest Support

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Arte: Divulgação/SECULT