Após oito semanas consecutivas em “alto risco”, macrorregião de Caxias do Sul parece melhorar índices

O Rio Grande do Sul segue na 37ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado com alto risco de esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de propagação do coronavírus. Pela segunda semana consecutiva, o mapa preliminar do Estado, divulgado nesta sexta-feira, 15, ficou quase todo vermelho. Contudo, das 21 regiões Covid, apenas Caxias do Sul recebeu bandeira laranja, após oito semanas consecutivas em “alto risco”.

Imagem: Reprodução, governo

Na justificativa do Estado, dentre os individuais se destaca a redução no número de óbitos nos últimos sete dias, que foi de 68 casos para 50. Hospitalizações confirmadas por Covid-19 tiveram queda de 25% (de 259 para 194), mesma porcentagem de redução no cálculo por 100 mil habitantes, que passou de 21,83 para 16,35.

Além disso, ressalta a redução de pacientes internados em UTI (por SRAG e por confirmados Covid-19) e de confirmados para o vírus em leitos clínicos. Enquanto na 35ª rodada a macrorregião contava com 133 pacientes positivados internados em leitos intensivo, na 36ª o quantitativo passou para 101 e, na atual mensuração, reduziu para 78. Em leitos clínicos, nas últimas três semanas o quantitativo passou de 152 para 125, e para 113 na atual mensuração. A melhora resultou no aumento do número de espaços de UTI livres para atender Covid-19 e também na razão entre os livres para cada ocupado por paciente com a doença.