Acidente ocorrido no sábado passado, dia 9, motivou campanha de conscientização no tráfego

Uma manifestação em prol da segurança no trânsito está sendo preparada pela Associação Bento-Gonçalvense de Ciclismo (ABC) Concresul. A ação ocorre hoje, dia 16, às 15h, com concentração na rua Ernesto Sandrin, para posterior deslocamento ao entorno da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O motivo norteador? Um recente acidente envolvendo três ciclistas que estavam em treinamento, sentido Bento – Garibaldi, e foram atingidos por um carro em alta velocidade. As primeiras informações foram que o motorista fugiu do local sem prestar socorro. Contudo, a Delegacia de Garibaldi, responsável pelo caso, afirmou que o suspeito se apresentou para prestar depoimento.

Nas redes sociais da ABC, o presidente da entidade, Leonardo Marca, enfatiza que o intuito é refletir e ampliar as informações acerca de um trânsito mais seguro e coletivo. “Em momento algum o propósito é de protestar ou julgar. Não se diminui a violência gerando mais conflitos ou diálogos agressivos, mas, sim, aumentando o nível de informação e hábitos assertivos”, salienta. Além do encontro, uma campanha intitulada “Sinal Verde Para a Vida” está sendo lançada.

A ideia é que os participantes respeitem todas as normas de distanciamento relativas à pandemia e se posicionem com o mesmo sentimento com que a associação está incumbida: somar olhares para uma causa que vai além do deslocamento de ciclistas, envolve a segurança de todos e a importância de termos um comportamento que coloque a vida sempre em primeiro lugar.

Conheça o caso

Um grupo de ciclistas foi atropelado na manhã de sábado, 9 de janeiro, na BR 470, em Garibaldi. De acordo com informações preliminares, o acidente ocorreu por volta das 6h25min, no quilômetro 222, nas proximidades da empresa Chandon. Os atletas seguiam no sentido Bento GonçalvesGaribaldi, quando um automóvel Gol, modelo antigo, de cor Bordô, que seguia na mesma direção, os atingiu.

Pelo menos três deles foram atingidos pelo automóvel. Um ficou ferido com mais gravidade e precisou ser levado ao Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, pelos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O Corpo de Bombeiros Voluntário e a unidade do Samu de Garibaldi levaram os outros dois, que tiveram lesões mais leves, para atendimento no Hospital São Pedro.

Nota de repúdio

Devido ao ocorrido a ABC se manifestou e repudiou a ação que causou grande repercussão. Leia na íntegra:

“A Associação Bento-Gonçalvense de Ciclismo vem manifestar o seu total repúdio em decorrência do fato acontecido na manhã deste sábado 09/01, em que 5 ciclistas, integrantes da equipe que estavam em treinamento, seguiam sentido Bento – Garibaldi, quando 3 deles foram atingidos por um carro em alta velocidade. O motorista fugiu do local sem prestar qualquer socorro.

Nada justifica o ocorrido, tendo em vista o fato de ser cedo da manhã, estrada vazia e pista dupla, o que leva a crer que tenha sido proposital ou provavelmente motorista sob efeito de álcool. A PRF está acompanhando o caso e certamente o condutor do veículo será localizado.

Tão grave quanto o atropelamento, é a repercussão que este tipo de fato (envolvendo ciclistas) tem nas redes sociais, onde uma minoria de “pessoas” insiste em ir contra a evolução do ser humano, fazendo comentários do tipo: “Quem paga alto IPVA tem que ser o único a zelar”, “Ninguém manda andar em cima do asfalto”.

É difícil explicar sobre como e onde um ciclista deve andar. Seria uma tarefa que iria muito além da compreensão de uma simples placa de “PARE” que muitos ainda não conseguem assimilar e respeitar esta pequena palavra, o que dirá interpretar o conteúdo do Código de Trânsito Brasileiro!! Estamos unidos com as demais equipes do ciclismo gaúcho em uma corrente positiva, torcendo pela recuperação dos nossos atletas”.

Sobre o suspeito

O motorista que atropelou os atletas se apresentou à polícia no dia seguinte ao ocorrido. Natural de Uruguaiana, o condutor do automóvel Gol vermelho, modelo antigo, tem 20 anos e reside em Garibaldi.

De acordo com o depoimento, ele se deslocou a Bento Gonçalves para levar alguns amigos em casa, após uma festa em Carlos Barbosa, onde permaneceram até as 5h do sábado. No retorno, logo após passar pelo trevo da Telasul, atropelou os ciclistas, que ele alega não ter visto.

O motorista afirmou à Polícia Civil que não havia ingerido bebida alcoólica e que, no momento do acidente, não parou para prestar socorro às vítimas por ter ficado assustado.

Foto em destaque: Divulgação