A região da Serra Gaúcha permaneceu, mais uma vez, em bandeira laranja, no modelo de distanciamento Controlado do Governo do Estado. No mapa preliminar da 20ª rodada apontou que cinco regiões estão na bandeira vermelha (alto risco) e 16 na cor laranja, que é considerado médio risco de contaminação. Segundo o Comitê de Crise do Governo, até este domingo, 20, oito pedidos de reconsideração foram encaminhados para análise. A definição oficial das bandeiras que entram em vigor na terça-feira, 22 e seguem até a segunda-feira, 28, ocorre na segunda-feira, 21.

Com isso, a região poderá adotar restrições mais flexíveis para a indústria, comércio, alimentação, serviços, entre outros.

As cinco regiões preliminarmente classificadas com risco alto para o contágio por coronavírus são Porto Alegre, Guaíba, Novo Hamburgo, Santo Ângelo e Cruz Alta. Apenas Guaíba não optou pelo sistema de cogestão.

Até o momento, 17 regiões optaram pela adoção de protocolos regionais: Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Erechim. A região Covid de Santa Maria enviou protocolos próprios e o pedido segue em análise.