Nas três primeiras semanas de agosto, Bento Gonçalves registrou 21 óbitos, contra oito, neste mês

Os últimos dias trouxeram um pouco de alívio aos bento-gonçalvenses no combate à pandemia de coronavírus. Dados divulgados pelo Comitê de Atenção ao Coronavírus vêm indicando uma estabilização na cidade.

Se observarmos os dados das três primeiras semanas do mês de setembro, o município registrou 486 novos casos, 508 curados e oito óbitos. Em agosto, no mesmo período, houve uma ascensão no ritmo de confirmados e óbitos: 599 e 564, respectivamente. A tendência de queda, no entanto, ainda depende do comportamento das pessoas em relação ao distanciamento social.

Ocupação de leitos de UTI chegou a 82,2% na terça-feira

O pico de pacientes infectados com o coronavírus ocorreu nos dias 12 e 13 de setembro — 88,9% de leitos ocupados. Na tarde dessa terça, 22, eram 37 pacientes (82,2%) internados no Hospital Tacchini, um dado preocupante.

O prefeito Guilherme Pasin, que também ocupa o cargo de secretário de Saúde, salientou que “precisamos que a população continue compreendendo que, para nos mantermos neste cenário, é preciso que cada um faça sua parte, com as regras de prevenção, usando máscara, álcool gel ou sabão, evitando aglomerações e protegendo os grupos de risco. Só assim, podemos manter o cenário que se apresenta de estabilização dos dados, e, sim, pensar na modificação da bandeira”, pondera.

Um dos cuidados é com a manutenção do distanciamento social. A flexibilização das atividades econômicas aumenta a circulação de pessoas nas ruas.

Precisamos que a população continue compreendendo que, para nos mantermos neste cenário (de estabilização). Só assim podemos pensar na modificação da bandeira. Guilherme Pasin, prefeito e secretário de Saúde

Liberação de eventos corporativos

De acordo com o Modelo de Distanciamento Controlado, definido na segunda-feira, 21, a região da Serra permanece mais uma vez em bandeira laranja. Esta é a oitava semana consecutiva em status definitivo. O Estado possui apenas quatro regiões no considerado zona de risco alto.

Desse modo, o Governo publicou na terça, 22, o decreto que libera, com restrições, a realização de modalidades de eventos corporativos. A permissão se deu devido à estabilização e a redução de indicadores relativos ao coronavírus no Rio Grande do Sul.

Será permitida a realização, em regiões de bandeira amarela e laranja, de feiras e exposições corporativas e comerciais, seminários, congressos, convenções, simpósios, conferências, palestras, reuniões corporativas, oficinas, treinamentos e cursos corporativos.

O governador Eduardo Leite já havia anunciado a liberação durante a transmissão ao vivo semanal, na quinta-feira, 17.

Foto: Alexandre Brusa, divulgação Tacchini